metropoles.com

EUA: “Xamã” que invadiu Capitólio anuncia candidatura a deputado

O ativista de extrema-direita ficou conhecido por suas peculiares vestimentas durante a invasão ao Capitólio, em 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Xâman do QAnon
1 de 1 Xâman do QAnon - Foto: Reprodução

Jacob Chansley, o “Xamã do Qanon”, anunciou sua candidatura ao Congresso dos Estados Unidos, pelo estado do Arizona. O ativista de extrema-direita ficou conhecido por suas peculiares vestimentas durante a invasão ao Capitólio — sede do legislativo estadunidense —, em 2021.

Segundo documentos oficiais, publicados na última quinta-feira (13/11), ele expôs interesse em concorrer, em 2024, a um dos assentos da Câmara dos Representantes (a câmara dos deputados local), pelo Partido Libertário — de direita.

Em entrevista ao portal National Report, ele defendeu a candidatura e relembrou os eventos do Capitólio. Para ele as vestes de pele e chifres de búfalo, as quais usava nos ataques, representam uma marca política.

“[…] não estou tentando pintar uma imagem como fazem esses políticos fantoches. Não sou falso de forma alguma. Estou com o peito aberto. Esse é quem eu sou. Isso é o que eu represento. E adivinha? Assim que as pessoas me ouvirem falar, elas poderão e votarão em mim”, afirmou.

A invasão

O possível candidato ficou conhecido durante a entrada de manifestantes de extrema-direita e apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump no Capitólio. Chansley chegou ao prédio público armado com uma lança e vestido em pele de búfalo.

No local, dentre outros itens, o homem vandalizou a cadeira do vice-presidente Mike Pence, na qual deixou uma nota em que dizia: “É apenas uma questão de tempo, a justiça vai chegar”.

Ao todo, 1.100 pessoas foram acusadas, segundo o Departamento de Justiça do país. O “Xamã” foi preso cinco dias após o episódio e cumpria pena desde setembro de 2021, quando diante do tribunal se declarou culpado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?