metropoles.com

EUA: violência após morte de homem negro leva estado a declarar emergência

Onda de protestos, incêndios e saques tomou as ruas de Minneapolis após George Floyd, um afro-americano, ter sido morto pela polícia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O governador do estado de Minnesota (EUA), Tim Walz, declarou estado de emergência, nesta quinta-feira (28/05), além de ativar a Guarda Nacional para responder a saques e protestos violentos nas cidades gêmeas de Minneapolis e Saint Paul (capital do estado), que ocorrem após a morte de George Floyd.

Uma onda de protestos eclodiu em South Minneapolis durante a noite dessa quarta-feira (27/05), com a polícia disparando balas de gás lacrimogêneo e de borracha enquanto as pessoas incendiam prédios e saqueavam lojas dias depois que Floyd, um afro-americano, morreu sob custódia policial.

Funcionários e funcionários eleitos no Capitólio em Saint Paul foram instruídos a evacuar o prédio como precaução, depois que os saques continuaram nas lojas próximas.

Ainda nessa quarta, o presidente Donald Trump se manifestou, no Twitter, sobre a morte de Floyd, e encarregou o FBI de investigar o caso.

“Ao meu pedido, o FBI e o Departamento de Justiça já estão dentro da investigação para essa triste e trágica morte em Minnesota de George Floyd. Eu solicitei que a investigação fosse acelerada e tenho grande apreço pelo trabalho feito pela polícia local”,postou.

À família e aos amigos de Floyd, Trump assegurou que a justiça será feita.

Em Minneapolis, um shopping foi saqueado e um prédio de apartamentos quase completo do outro lado da rua havia sido queimado no piso inferior de concreto. Outras estruturas comerciais também foram severamente danificadas.

O prefeito Jacob Frey pediu no Twitter que as pessoas ficassem em casa. “Por favor, por favor, Minneapolis”, escreveu ele, “não podemos deixar que a tragédia implique mais tragédia. Por favor, ajude-nos a manter a paz. Fique seguro e evacue a área”.

O caso

George Floyd, de 46 anos, foi morto na última segunda-feira (25/05) ao ser abordados por policiais. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram a vítima ao chão, imobilizada por um agente, que pressionava com o joelho o pescoço dela contra o chão. Floyd chegou a dizer que não conseguia respirar.

Após a morte, a polícia americana informou que os policiais responsáveis pela morte foi identificados e demitidos. Os manifestantes, no entanto, pedem que eles sejam julgados e punidos pelo crime.

3 imagens
1 de 3

(Photo by Stephen Maturen/Getty Images)
2 de 3

(Photo by Stephen Maturen/Getty Images)
3 de 3

Stephen Maturen/Getty Images

Veja imagens da onda de violência:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?