EUA vão propor cessar-fogo em guerra entre Israel e Hamas, diz agência
A proposta dos EUA, entre outros itens, é contra a incursão na região sul da Faixa de Gaza, como anunciado por Israel
atualizado
Compartilhar notícia
A delegação dos Estados Unidos (EUA) apresentará ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) uma proposta de resolução que pede um cessar-fogo temporário na guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. A informação é da agência de notícias Al Jazeera, que teve acesso à minuta do documento.
A proposta norte-americana propõe uma interrupção das ofensivas de ambos os lados do conflito “assim que for possível”. A minuta ainda se opõe a uma incursão terrestre na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, como foi anunciado pelo governo de Israel.
A proposição do texto representaria uma mudança na posição dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU. Em diversas ocasiões, o país norte-americano se posicionou a favor do direito de autodefesa de Israel e da continuidade das ofensivas ao território palestino.
Em votações anteriores, os EUA chegaram a vetar uma minuta de resolução brasileira e outra dos Emirados Árabes Unidos para frear o conflito. A delegação norte-americana, em outra ocasião, propôs um texto que, entre outros itens, condenava o Hamas e destacava o direito de autodefesa dos israelenses.
A ofensiva israelense teve início após o ataque surpresa promovido pelo Hamas em 7 de outubro. Na ocasião, o grupo extremista matou 1,2 mil pessoas e levou cerca de 240 reféns. Desde então, o governo de Israel promove uma ofensiva, com bombardeios e incursões terrestres, e um cerco à região.