EUA vão exigir histórico das redes sociais para liberação de visto
Aproximadamente 15 milhões de pessoas serão afetadas com a medida, segundo documentos divulgados pelo governo norte-americano
atualizado
Compartilhar notícia
O governo dos Estados Unidos vai exigir histórico de uso das redes sociais dos últimos cinco anos para quem solicitar o visto de entrada ao país. A medida passa a valer daqui a sessenta dias, segundo reportagem da CNN divulgada nesta segunda-feira (25/3). As informações são da revista Veja.
De acordo com o canal, a administração também pedirá o e-mail e telefone dos requerentes. A nova regra vai ajudar as autoridades a prevenir atividades criminosas ou terroristas nos Estados Unidos. Aproximadamente 15 milhões de pessoas serão afetadas com a medida, conforme documentos divulgados pelo governo norte-americano.
Enquanto as autoridades federais argumentam que a mudança é necessária para a segurança nacional, críticos da proposta afirmam que a regra é invasiva e torna o processo de obtenção do visto mais lento e difícil, segundo destacou a CNN.
Com a mudança, os requerentes também serão questionados sobre violações anteriores de imigração e histórico de familiares envolvidos em atos terroristas.
Ainda com base na reportagem da CNN, a medida segue a ênfase da gestão Donald Trump de “avaliação extrema” dos candidatos a imigrantes nos EUA, e é uma extensão dos esforços do governo anterior para examinar mais de perto as mídias sociais após o ataque terrorista de San Bernardino, em 2015 – um dos atiradores havia defendido a jihad, guerra santa muçulmana, em publicações nas redes sociais.