metropoles.com

EUA vão descartar 60 milhões de doses de vacinas por contaminação

Fábrica misturou ingredientes da vacina AstraZeneca com doses da Johnson & Johnson. País planejava incluir unidades em doação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lisa Ferdinando/Secretaria de Defesa dos EUA
Vacina_Covid-19
1 de 1 Vacina_Covid-19 - Foto: Lisa Ferdinando/Secretaria de Defesa dos EUA

A agência reguladora dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês), determinou que 60 milhões de doses da vacina Johnson & Johnson sejam descartadas após suspeita de uma possível contaminação das doses. Segundo o New York Times, a agência autorizou que 10 milhões de unidades ainda fossem distribuídas pelo país ou para outros locais, desde que haja um alerta de que os fabricantes não podem garantir a qualidade das doses.

Em março, outras 15 milhões de vacinas produzidas na mesma fábrica, Emergent BioSolutions, tiveram de ser destruídas após uma contaminação entre imunizantes da AstraZeneca e da Johnson & Johnson.

No ano passado, o governo dos EUA pagou US$ 628 milhões para reservar a fábrica para produção de imunizantes contra a Covid-19. A decisão foi criticada, já que a Emergent BioSolutions tem um histórico de problemas. Até o momento, no entanto, não há informações se a FDA permitirá que a produção seja retomada no local, que já está fechado há dois meses.

3 imagens
Presidente dos EUA, Joe Biden
1 de 3

Mesmo com vacinação avançada, EUA enfrentam alta de transmissão devido à variante Delta

Alexi Rosenfeld/Getty Images
2 de 3

Presidente dos EUA, Joe Biden

The White House
3 de 3

Reprodução

De acordo com o NY Times, os funcionários acidentalmente misturaram ingredientes da Johnson & Johnson e da AstraZeneca/Oxford. Assim, a FDA determinou que a produção da AstraZeneca fosse interrompida no local.

O imunizante da Johnson & Johnson era considerado um dos mais importantes no plano de vacinação do governo dos EUA, uma vez que apenas uma dose é necessária. Porém, o país já tem um amplo estoque de vacinas da Pfizer e da Moderna, e não há mais necessidade de adquirir os imunizantes da Johnson & Johnson.

O plano era distribuir doses da AstraZeneca e da Johnson & Johnson para outros países, mas isso precisará ser atrasado até que a FDA analise as condições de produção da fábrica.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?