EUA vai às urnas nesta terça para definir composição do Congresso
Os norte-americanos decidirão quem comandará o Senado e a Câmara de Representantes do país. Entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Os norte-americanos vão às urnas, nesta terça-feira (8/11), para definir a composição do Congresso dos Estados Unidos. A eleição de meio mandato, como é chamada, serve como uma espécie de referendo em relação ao ocupante da Casa Branca, Joe Biden, que tentará manter a maioria de parlamentares aliados no controle.
No pleito desta terça, estão em jogo a totalidade da Câmara de Representantes (435 vagas), 30 dos 100 assentos no Senado, além de 36 cargos de governadores e a renovação de praticamente todas as assembleias locais.
Os norte-americanos vão decidir se mantêm a maioria de democratas no Congresso ou se o controle voltará para os republicanos, que são oposição e, possivelmente, passarão a obstruir as políticas de Biden.
Cargos em disputa
- Todos os 435 assentos na Câmara de Representantes dos EUA.
- No Senado, que tem 100 cadeiras com mandato de seis anos, serão renovadas 35.
- Os norte-americanos também elegerão os governadores de 36 dos 50 estados da União, bem como uma série de autoridades locais.
Expectativa
Até o momento, de acordo com as pesquisas de intenção de voto, a oposição republicana tem boas chances de conquistar entre 10 e 25 novas cadeiras na Câmara, consolidando uma maioria e tirando forças do atual presidente.
Em relação ao Senado, as pesquisas são menos claras. Os republicanos parecem ter vantagem também, mas nada está definido.
Resultado
Em 2020, durante a eleição presidencial, que teve Joe Biden (Democratas) e Donald Trump (Republicanos) como adversários, a espera pelo resultado foi longa. A votação ocorreu numa terça, mas Biden só foi declarado vencedor no sábado, após dias de expectativa.
O término da eleição de meio mandato, contudo, não deve ser tão demorado, mas é possível que os eleitos não sejam conhecidos ainda nesta terça. Estados como Arizona, Nevada e Pensilvânia, que são fundamentais no mapa de controle do Senado, podem levar dias para contar todos os seus votos.
O resultado destas eleições será decisivo em todo o país. De um lado, Biden promete garantir direitos como o aborto, investir contra o discurso armamentista e defender a manutenção das políticas de saúde. Por sua vez, os republicanos prometem liderar uma luta feroz contra a inflação, a imigração e o crime.