metropoles.com

EUA: Suprema Corte forma maioria para derrubar lei do aborto, diz site

Caso decisão seja formalizada, legislação federal vigente desde 1973 será derrubada nos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
aborto
1 de 1 aborto - Foto: Getty Images

A Suprema Corte norte-americana formou maioria para derrubar a lei que autoriza o aborto no país, segundo reportagem publicada pelo site Politico nesta segunda-feira (2/5). A minuta de uma decisão nesse sentido e assinada pelo juiz Samuel Alito, com data de 10 de fevereiro, teria circulado pelo tribunal e, então, teria sido obtida pelo site jornalístico.

A decisão, caso se confirme, reverteria a jurisprudência estabelecida em 1973, no caso Roe versus Wade. Na ocasião, o júri concluiu que o acesso ao aborto é um direito constitucional da mulher até a 28ª semana de gestação. Em 1992, a lei foi alterada para 24 semanas, no  caso Planned Parenthood versus Casey.

A maioria dos juízes da Suprema Corte norte-americana é composta por conservadores, promessa feita por Trump ainda em sua primeira campanha para a Presidência do país. Por sua vez, o vazamento de um documento de opinião da Suprema Corte é algo sem precedentes nos Estados Unidos.

“Acreditamos que a decisão Roe versus Casey deve ser revertida”, diz o documento que altera a legislação. “Está na hora de respeitar a Constituição e retornar o tema do aborto para os representantes eleitos pelo povo.”

Decisão não seria definitiva

A decisão, no entanto, não é final e ainda deve passar por modificações até sua apresentação formal, em cerca de dois meses, segundo o site. Caso aprovada, o impacto direto seria derrubar a garantia federal ao aborto e determinar que cada estado defina a sua política sobre o assunto.

Uma fonte do Politico afirma que quatro juízes republicanos – Clarence Thomas, Neil Gorsuch, Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett – já se posicionaram a favor da mudança na legislação, apresentada por Samuel Alito.

Por outro lado, três juízes democratas – Stephen Breyer, Sonia Sotomayor and Elena Kagan – trabalham para mudar a posição dos colegas e do juiz John Roberts para que a lei não seja derrubada.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?