metropoles.com

EUA sugere tratado de paz entre o governo do Afeganistão e Talibã

A proposta feita pelo secretário de Estado norte-americano sugere que o governo do Afeganistão seja compartilhado com líderes do Talibã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
divulgação
cabul afeganistão
1 de 1 cabul afeganistão - Foto: divulgação

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, sugeriu ao presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, por meio de uma carta, que o governo do Afeganistão compartilhe o poder com os líderes talibãs, além de uma promoção de paz entre os países vizinhos, como o Irã.

A carta foi divulgada no domingo (7/3) pela agência de notícias afegã TOLOnews. “Estou deixando isso claro para que entendam a urgência do meu tom em relação ao trabalho coletivo delineado nesta carta”, afirma Blinken na carta.


Dizendo acreditar que Rússia, China, Paquistão, Irã, Índia e Estados Unidos compartilham um interesse comum permanente em um “Afeganistão estável”, Blinken também propõe na carta a convocação de uma conferência mediada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o ministros das Relações Exteriores e enviados dos países supracitados.

Entre os assuntos abordados pelo secretário na carta também esteve uma proposta para a redução da violência por 90 dias com o intuito de evitar uma “ofensiva de primavera” pelos talibãs e “apoiar um acordo político” entre as partes.

“Mesmo com a continuação da assistência financeira dos Estados Unidos às suas forças após uma retirada militar norte-americana, estou preocupado que a situação de segurança piore e que o Talibã possa obter rápidos ganhos territoriais”, disse Blinken.

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?