metropoles.com

EUA sobe o tom e acusa Putin de “crimes contra a humanidade” na guerra

Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris citou delitos supostamente cometidos pelo governo de Putin no conflito contra a Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alex Wong/Getty Images
A vice presidente dos EUA, Kamala Harris: Metrópoles
1 de 1 A vice presidente dos EUA, Kamala Harris: Metrópoles - Foto: Alex Wong/Getty Images

O governo dos Estados Unidos (EUA) subiu o tom contra a Rússia neste sábado (18/2), e acusou o governo de Vladmir Putin de cometer crimes contra a humanidade durante a guerra na Ucrânia. O conflito no leste europeu completa um ano na próxima sexta-feira (24/2).

A afirmação foi feita pela vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, durante a Conferência de Segurança de Munique, encontro que reúne dezenas de chefes de governo na Alemanha neste fim de semana.

“Examinamos as provas, conhecemos as normas legais e não há dúvida de que se trata de crimes contra a humanidade”, disse. “Afirmo a todos os que perpetraram esses crimes e a seus superiores ou cúmplices: vocês responderão por eles”.

Veja o vídeo:

Para justificar a declaração, Kamala citou delitos supostamente cometidos por forças militares russas durante a invasão ao país vizinho. Entre eles, execuções primárias, tortura e estupro.

Em abril do ano passado, o presidente norte-americano Joe Biden já havia pedido que o líder russo seja julgado por crimes de guerra cometidos contra a Ucrânia.

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, que também participa da conferência em Munique, respaldou a tese de Harris e falou de um “ataque generalizado e sistemático do Kremlin contra a população civil na Ucrânia”.

Segundo autoridades norte-americanas, um novo pacote de sanções será aplicado ao governo russo nas próximas semanas, em resposta ao marco de um ano de conflito no leste europeu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?