EUA sob alerta de desastre: saiba a diferença entre tornado e furacão
O estado da Flórida (EUA) terá nas próximas horas a aproximação do furacão Milton. Tornados já estão atuando na região
atualizado
Compartilhar notícia
O estado da Flórida (EUA) está sendo atingido por uma série de tornados nesta quarta-feira (9/10). A região deve enfrentar nas próximas horas a aproximação do furacão Milton. Com a aparição dos dois fenômenos climáticos quase que simultaneamente, dúvidas surgem sobre semelhantes e diferenças de tornados e furacões.
Os dois fenômenos ocorrem por causa das ações dos ventos, variação de temperatura, da umidade e do clima, além de outros fatores. O furacão e tornado são subtipos dos ciclones tropicais, sendo aqueles ciclones que ocorrem ao sul do Trópico de Câncer e ao norte do Trópico de Capricórnio, existindo também os ciclones extratropicais.
A primeira grande diferença está na intensidade, velocidade e área de abrangência dos fenômenos. Os furacões são maiores, “lentos” e podem durar dias, enquanto os tornados são menores, mais rápidos e tem duração de horas. As definições são da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, instituição ligada ao governo estadunidense que faz parte do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
Tornados
Os tornados são ventos ciclônicos que giram com uma velocidade muito grande em volta de um centro de baixa pressão. Este fenômeno ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar está mais quente e instável.
Os tornados são formados no continente. Quando concebido nos oceanos são chamados de tromba d’água.
A “força” dos tornados podem ser definidos como mínimos e máximos. Um mínimo irá durar não mais do que alguns minutos, deslocar-se um quilômetro e meio e ter ventos com velocidade de 160 km/h. Um máximo pode deslocar-se 320 km ou mais, durar até 3 horas e ter ventos com velocidade superior a 400 km/h.
Os tornados possuem, em média, dois quilômetros de diâmetro, e podem ser vistos por inteiro a olho nu.
Furacão
Os furacões – que, quando ocorrem na região leste do Oceano Pacífico, são chamados de tufões – são grandes colunas de ar giratório, com ventos que atingem geralmente mais que 120 km/h e um diâmetro que pode alcançar 400 km de extensão.
Os furacões, diferentemente dos tornados, são formado nos oceanos. Ele é um fenômeno que se forma nas águas quentes das regiões tropicais. Normalmente, possuem entre 450 km e 650 km de diâmetro e a distribuição do vento e das nuvens ao seu redor é igual.
Para observar um furacão inteiro é preciso usar imagens de satélite. Olhando de perto só é possível ver uma parte do fenômeno. Para medir a intensidade dos furacões utiliza-se a escala Saffir-Simpson, ela mede a força dos ventos numa categoria que vai de 01 a 05.