metropoles.com

EUA: republicanos também levam a melhor nas eleições para governadores

Com o fim da apuração da eleição próximo, 11 estados que disputavam governo escolheram seus governadores. Os republicanos formam maioria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Imagem do congresso americano com os símbolos dos partidos democrata e republicano
1 de 1 Imagem do congresso americano com os símbolos dos partidos democrata e republicano - Foto: Arte/Metrópoles

Com o final da apuração das elieções dos Estados Unidos se aproximando, os 11 estados que tinham pleito para governador já escolheram quem os administrará nos próximos quatro anos. O país é composto de 50 estados, mas nem todos fazem eleições para governador simultaneamente.

Os estados em que havia eleição para governador foram: Washington, Montana, Utah, Dakota do Norte, Missouri, Indiana, Virgínia Ocidental, Carolina do Norte, Delawere, New Hampshire e Vermont.

Os republicanos levaram oito dos 11 governos estaduais, formando a maioria também no número de governadores. Atualmente, os democratas têm 23 governadores e os republicanos 27.

Houve surpresa nos estados da Carolina do Norte em que o democrata Josh Stein venceu o governo, mas a candidata democrata Kamala Harris perdeu. Em Vermont e New Hampshire, a surpresa foi republicana, visto que os estados foram vencidos por Kamala, mas os governadores eleitos, Phill Scott e Kelly Ayotte, respctivamente, são republicanos.

Vitórias republicanas

O Partido Republicano, do presidente eleito Donald Trump, conseguiu maioria no Senado dos Estados Unidos, o que deve garantir alguma tranquilidade para o governo eleito passar suas políticas no Parlamento. A tendência é que os republicanos consigam maioria na Câmara. Além disso, Trump encontrará ainda um cenário favorável na Suprema Corte do país graças aos magistrados que indicou em seu último mandato, que garantiram uma maioria conservadora no plenário.

Essa maioria na Suprema Corte ainda tende a se ampliar com as futuras indicações que Trump poderá fazer. A Corte tem 9 ministros e atualmente seis deles são conservadores. Com esse cenário, a mais alta Corte do Judiciários dos EUA não será obstáculo para reformas que o republicano queira fazer.

O Partido Republicano conquistou 51 cadeiras no Senado, que, somadas ao cargo de senador que o vice-presidente dos EUA desempenha no país, garantem 52 vagas na Casa, composta por 100 membros. O governo democrata de Joe Biden contou com maioria na Casa, realidade que agora se inverte.

A apuração dos novos deputados que ocuparam os  ainda não foi encerrada, mas todas as projeções apontam, também, para a maioria republicana. Nas eleições deste ano, 435 novos deputados foram eleitos, todo o parlamento foi renovado. Os mandatos dos deputados tem a duração de dois anos. Durante o governo Biden, a Câmara já era de maioria republicana, realidade que se repete.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?