EUA quer instalar bases militares na Guiana Essequiba, diz Maduro
No mesmo dia das acusações de Maduro, presidente da Guiana visitou o Comando sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM), na Flórida
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Nicolás Maduro afirmou que o governo dos Estados Unidos está planejando instalar bases militares na Guiana Essequiba, território reivindicado pela Venezuela. A declaração do líder chavista aconteceu nesta quinta-feira (5/12), durante seu podcast.
“Aí está esse aventureiro [presidente da Guiana], lá no Comando Sul, e estão tratando de instalar bases militares em nossa Guiana Essequiba. Quem é o provocador? Quem é o violador?”, disse Maduro.
A acusação do líder chavista acontece no mesmo dia em que o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, visitou o Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM), responsável por operações e cooperação com países na América Central, do Sul e Caribe.
Em um comunicado, a SOUTHCOM afirmou que Irfaan Ali se reuniu com autoridades norte-americanas “para discutir a parceria bilateral de defesa EUA-Guiana e a segurança regional”, sem dar maiores detalhes sobre o encontro.
“A visita do presidente é a mais recente demonstração do aprofundamento da parceria dos EUA com a nação sul-americana – um relacionamento que o SOUTHCOM está firmemente comprometido em expandir e fortalecer”, disse o comando militar norte-americano.
No último ano, Maduro reacendeu uma disputa que dura mais de 100 anos e ameaçou invadir e anexar Essequibo. A região é rica em petróleo, com a estimativa de que existam 11 bilhões de barris do líquido natural na região, além de outros recursos naturais.