EUA: primeiro debate entre Trump e Biden é marcado por agressões verbais
Presidente chegou a dizer que o adversário “não é muito inteligente”. Biden, por sua vez, exaltou-se e chamou o oponente de “palhaço”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos EUA, Donald Trump, e seu adversário, o democrata Joe Biden, ficaram frente a frente no primeiro debate antes das eleições presidenciais norte-americanas. E deram bastante trabalho para o moderador, o jornalista Chris Wallace, da Fox News. Em muitos pontos do debate, Trump e Biden se interromperam, trocaram farpas e agressões verbais. O presidente chegou a insinuar que o democrata “não é muito inteligente”. Biden, por sua vez, exaltou-se em certo momento e chamou o oponente de “palhaço” e o mandou “calar a boca”.
A temperatura subiou quando Trump trouxe a vida pessoal de Biden para a pauta. O presidente falou sobre o vício em cocaína de Hunter Biden, filho do democrata, disse que ele nunca trabalhou e o acusou de ter recebido US$ 3,5 milhões da esposa do prefeito de Moscou.
Biden se defendeu: “Todos sabem que meu filho teve problemas com drogas, mas ele está se recuperando. Tenho muito orgulho dele”. Quanto à acusação que envolve a Rússia, Biden disse que isso não é verdade, que ninguém vai acreditar em Trump e que ele é um “palhaço”.
No início, Biden questinou a indicação da juíza Amy Barret para a Suprema Corte. Ele acredita que a prerrogativa deveria ser do próximo presidente. Trump reagiu: “Ganhamos as eleições e as eleições têm consequências. Temos o direito de escolhê-la [a juíza]. É uma pessoa respeitada por todos. Não fui eleito por 3 anos”.
Biden dsse que o presidente tem pressa em colocar uma aliada na Suprema Corte porque quer mais um voto para acabar com o Obamacare, o plano de saúde universal para os norte-americanos. “O Obamacare é muito caro e é um desastre”, retrucou o republicano.
Biden foi nterrompido várias vezes por Trump e foi duro: “Todo mundo sabe que ele é um mentiroso”. “Mentiroso é você”, devolveu Trump. “Ele não tem nenhum plano para a saúde. Esse homem não sabe sobre o que está falando”, disse o democrata.
Sobre a Covid-19, Biden disse que Trump não tem plano, que sabia desde fevereiro que era algo sério e que se tratava de uma doença letal. “Mas dissse que não queria causar pânico nas pessoas. Não fez nada”, pontuou.
Culpa da China
“A culpa é da China”, insistiu Trump. “Isso nunca deveria ter acontecido. Você disse que éramos xenófobos e racistas e que não deveríamos ter fechado nosso país. Muitos democratas disseram que eu fiz um trabalho fenomenal. Estamos a semanas de uma vacina, poucas pessoas estão morrendo, só nao fiz melhor trabalho por causa das fake news e da imprensa. Você não saberia fazer isso. Você disse que é inteligente? Não há nada de inteligente em você. Foi o pior aluno de sua turma”.
O assunto sobre o inposto de renda de Trump veio à tona. Questionado pelo moderador, o presidente disse que não pagou só US$ 750 mil em 2016. “Eu paguei milhões”, disse, ao que Biden colocou: “Mostre suas declaraões”. “Você vai ver as declarações assim que acabar a auditoria. Paguei milhões de dólares”.
O debate temmduração de 90 minutos e se concentrou em seis tópicos: “Os históricos de Trump e Biden”, “A Suprema Corte”, “Covid-19“, “A economia”, “Raça e violência em nossas cidades” e “A integridade da eleição”.