EUA planeja reunião com autoridades sauditas para discutir guerra
Agenda do secretário do presidente dos EUA Joe Biden indica encontro com o alto escalão das nações ao redor de Israel e Palestina
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, tem planos para se encontrar com autoridades da Arábia Saudita a fim de discutir a situação de insegurança causada pela guerra entre Israel e o grupo Hamas, reiniciada no último sábado (7/10). Blinken está em Tel Aviv e deverá visitar a Jordânia nesta sexta-feira (13/10).
A agenda oficial americano confirma a ida do secretário para se reunir com o alto escalão das nações ao redor do conflito. O país norte-americano busca aproximação com a Arábia Saudita.
Na Jordânia, Blinken tem uma reunião agendada com o líder da Palestina, Mahmoud Abbas. Além dos encontros, é missão do secretário estender as condolências pelas vidas perdidas na guerra, condenar “os ataques com veemência”, e discutir medidas para reforçar a segurança de Israel.
Encontro com Netanyahu
Nesta quinta-feira (12/10), Blinken conversou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Os dois discursaram em Tel Aviv, onde o secretário norte-americano reafirmou o compromisso entre os países.
“Enquanto a América existir, Israel nunca terá que se defender sozinho”, afirmou Blinken. O secretário confirmou que os Estados Unidos atuam para libertar os reféns tomados pelo Hamas e para conter a guerra.
“Nós devemos prover uma alternativa na visão de violência e medo, niilismo e terror, apresentado pelo Hamas. É o que os Estados Unidos vão fazer, junto a Israel, trabalhando juntos para que as pessoas e todos na região que permanecem atrelados à visão pacífica, integrada, segura e próspera do Oriente Médio”, disse.
Já Netanyahu chamou o Hamas de “inimigo da civilização”: “O presidente Biden estava absolutamente correto ao chamar isso de maldade absoluta”, reforçou.