EUA: pesquisa mostra Kamala e Trump empatados com 48%
A 11 dias do pleito, pesquisa do The New York Times/Siena College mostra que a disputa à Presidência dos Estados Unidos segue acirrada
atualizado
Compartilhar notícia
A 11 dias da eleição presidencial dos Estados Unidos, em 5 de novembro, os candidatos à Presidência, Kamala Harris e Donald Trump, estão empatados no cenário nacional, com 48% das intenções de voto. Os dados são de pesquisa divulgada pelo The New York Times/Siena College, nesta sexta-feira (25/10).
A democrata Kamala e o republicano Trump se enfrentam no que os especialista consideram uma das eleições mais acirradas da história dos Estados Unidos.
Os candidatos permanecem empatados em um cenário político conturbado, visto que Kamala Harris assumiu a disputa em julho, quando o presidente Joe Biden abandonou o pleito. Além disso, Trump foi alvo de duas tentativas de assassinato.
Na última pesquisa divulgada pelo Times/Siena, em 23 de setembro, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, aparecia com três pontos percentuais à frente de Donald Trump: 50% a 47%.
Em comparação com o levantamento atual, observa-se uma oscilação pequena e dentro da margem de erro, destacando a indefinição do pleito.
Os candidatos têm colocado esforços intensos nos chamados estados-pêndulo, que são aqueles que não têm um partido definido, ou seja, eles variam de eleição para eleição; por isso, são os principais alvos dos candidatos.
Apesar de o resultado da pesquisa ser relativo ao cenário nacional, a eleição presidencial será decidida nos sete estados-campo de batalha: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin.