EUA: morre diretor ferido protegendo alunos em tiroteio na escola
Ex-aluno feriu outras quatro pessoas e matou um aluno, depois tirou a própria vida. Caso ocorreu em Perry, no estado de Iowa
atualizado
Compartilhar notícia
O diretor escolar Dan Marburger, de 56 anos, morreu na manhã deste domingo (14/1). Ele foi ferido em um ataque armado à escola em que trabalhava, no início do mês, na cidade de Perry, estado americano de Iowa.
Uma página de financiamento coletivo criada para ajudar com os custos de internação do diretor lamentou a morte: “Toda a família Marburger e toda a comunidade de Perry ficarão para sempre tocadas pela abnegação do sr. Marburger”.
Ele dirigia a escola desde 1995 e foi ferido gravemente quando ajudava alunos e funcionários da Perry High School a deixarem o local no dia do ataque. Outras quatro pessoas foram feridas e um aluno do sexto ano morreu.
As autoridades locais descreveram o comportamento de Marburger durante o ataque como altruísta, que se colocou em perigo para salvar os alunos.
O atirador foi identificado como ex-aluno da escola, e tirou a própria vida depois do atentado. Em vistoria posterior, a polícia encontrou uma espécie de explosivo “rudimentar” no local. De acordo com o Departamento de Segurança Pública de Iowa, o objeto foi neutralizado.
A cidade de Perry fica a cerca de 60 quilômetros de Des Moines, capital do estado de Iowa.