EUA: moradores sofrem queimaduras ao encostar em asfalto quente
Em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos (EUA), moradores relatam queimaduras de terceiro grau após tocar em maçanetas ou cair da calçada
atualizado
Compartilhar notícia
A cidade de Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos (EUA), sofreu mais um episódio provocado pela onda de calor extremo que atinge o Hemisfério Norte. Devido aos altos níveis de temperatura, moradores relatam queimaduras de terceiro grau após encostar em maçanetas ou cair da calçada. A informação é do Um só Planeta.
Phoenix bateu um recorde de dias consecutivos com calor extremo, ao passar 20 dias com temperaturas máximas acima 43°C.
De acordo com o Departamento de Saúde Pública do Condado de Maricopa, até julho, ao menos 18 pessoas tinham morrido devido a causas ligadas ao calor na cidade.
Em entrevista à CBC News, o diretor do Centro do Arizona para Queimaduras, Kevin Foster, confirmou os relatos e afirmou que alguns dos casos ocorrem em decorrência de desmaios por causa dos raios solares intensos.
“Com as temperaturas muito quentes e a incidência de luz solar direta, estamos vendo muitos pacientes caindo no concreto, na calçada, no asfalto, e sofrendo queimaduras muito profundas como resultado disso”, disse.
Nasa alerta: julho poderá ser o mês mais quente da história
Ainda de acordo com Foster, temperaturas perto de 80°C foram registradas no asfalto de Phoenix. Eles alertam que até a água de mangueiras e torneiras externas é perigosa. Mesmo que você deixe a água correr por um tempo, ela não fica fria. Continua sempre quente”, declarou.
Queimaduras de terceiro grau demandam internação e passagem pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). As vítimas também podem precisar de alguma cirurgia.