metropoles.com

EUA mais que dobraram presença militar na Síria antes de Assad cair

Estimativa anterior era de que 900 soldados dos EUA continuassem na Síria após batalhas contra Isis. Recentemente, o número era de 2 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kevin Dietsch/Getty Images
Imagem colorida mostra porta-voz do Pentágono - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra porta-voz do Pentágono - Metrópoles - Foto: Kevin Dietsch/Getty Images

O governo dos Estados Unidos revelou ter aumentado sua presença militar na Síria antes do regime de Bashar al-Assad colapsar, no início deste mês. A informação foi divulgada pelo porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder, nesta quinta-feira (19/12).

Segundo o militar, 2 mil soldados dos EUA estavam no país antes da queda de Assad para combater remanescentes do Estado Islâmico (Isis) na Síria. Anteriormente, a estimativa do governo norte-americano era de que 900 militares estivessem no território sírio.

O grupo extremista assustou o mundo no início da década de 2010, quando a instabilidade na Síria, provocada pela guerra civil, abriu portas para a expansão do Isis no país.

A organização jihadista chegou a dominar grandes áreas do território sírio, assim como parte do Iraque. Em 2019, no entanto, uma coalizão internacional liderada pelos EUA expulsou o Isis de seu último reduto na Síria.

Com a derrota no Oriente Médio, o grupo migrou suas atividades para a África, principalmente em países na faixa do Sahel que, assim como a Síria, enfrentavam momentos de instabilidade. Ainda assim, o Isis continuou realizando ataques esporádicos no país liderado anteriormente pela dinastia Assad.

Depois de enfraquecer o Isis, o governo norte-americano anunciou a retirada da maior parte de suas tropas do país. Contudo, cerca de 900 militares continuaram na região, principalmente nos arredores de campos de gás e petróleo. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?