metropoles.com

EUA dá passo para classificar maconha como droga de menor risco

Administração Biden dá passo significativo para considerar a maconha como uma droga de menor risco nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Juanma Hache/Getty Images
Imagem colorida mostra pessoal enrolando um cigarro de maconha - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra pessoal enrolando um cigarro de maconha - Metrópoles - Foto: Juanma Hache/Getty Images

O governo de Joe Biden deu um passo significativo para considerar, oficialmente, a maconha como uma droga de menor risco nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo Departamento de Justiça dos EUA nesta quinta-feira (16/5).

No comunicado, o órgão que atua como uma espécie de Ministério da Justiça no Brasil, recomendou que a maconha fosse reclassificada da classe 1, mais perigosa, para a classe 3.

Atualmente, a erva é classificada na categoria 1 ao lado de drogas como heroína e LSD pelo Drug Enforcement Administration (DEA) em uma tabela composta por cinco classes, das mais perigosas a menos nocivas. A divisão leva em conta fatores como seu uso médico e o potencial abuso ou dependência.

Na atual classificação, a maconha é considerada mais nociva que substâncias como cocaína, metanfetamina, e analgésicos como fentanil, que fazem parta da classe II.

Apesar da iniciativa, a mudança de classificação não sinaliza uma flexibilização nas leis do país relacionadas a droga, e sim o reconhecimento de que a erva possuí menor potencial abusivo quando comparada a outras substâncias.

Com o anúncio, a proposta submetida ao Registro Federal será discutida durante um período de 60 dias até que autoridades decidam e publiquem a regra oficialmente.

Biden comemora

Após o anúncio, o presidente Joe Biden, que pediu a revisão da maconha para uma droga de menor risco em 2022, chamou a medida de sua administração como “monumental”.

“Isso é monumental”, afirmou Biden em um vídeo publicado no X, antigo Twitter, após o anúncio do Departamento de Justiça. “Hoje meu governo deu um passo importante para reclassificar a maconha de uma droga de Classe I para uma droga de Classe III”, disse.

Segundo o político democrata, a atual ação busca corrigir erros provocados por políticas fracassadas em relação a maconha nos EUA.

“Olha, pessoal, ninguém deveria estar preso por apenas usar ou possuir maconha”, afirmou. “Muitas vidas foram destruídas por causa de uma abordagem fracassada em relação à maconha e estou comprometido em corrigir esses erros”, acrescentou.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?