EUA: líder da Câmara pede abertura de impeachment contra Biden
O presidente dos EUA é acusado de lucrar com os negócios do filho enquanto estava na posição de vice-presidente do país
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (EUA), Kevin McCarthy, anunciou, nesta terça-feira (12/9), que pediu a abertura de um processo formal de impeachment contra o presidente Joe Biden.
“Estou instruindo nosso comitê da Câmara a abrir um inquérito formal de impeachment do presidente Joe Biden“, anunciou o presidente da casa legislativa. As informações são da Sky News e da NBC News.
A decisão anunciada pelo presidente da Câmara permite o acesso aos registos bancários do presidente e de seu filho Hunter Biden. Os republicanos acusam o presidente Joe Biden de ter lucrado com os negócios do filho enquanto era vice-presidente, de 2009 a 2017. A imprensa americana, porém, destaca que ainda não foram encontradas provas sólidas das acusações.
Hunter Biden
Ex-empresário de 53 anos, Hunter Biden virou o alvo preferido da direita americana. Principalmente aproveitar contatos do pai, então vice-presidente de Barack Obama, para fechar acordos na Ucrânia e na China.
Apesar dos problemas, publicamente Biden sempre apoiou o filho, que tem um histórico de dependência de drogas e brigas na Justiça.
Em um comunicado, a Casa Branca alegou que a investigação guiada por legisladores republicanos não revelaram nenhum evidência de irregularidade.
O gesto de McCarthy é interpretado como uma resposta às pressões que têm recebido de parlamentares republicanos, além de uma retaliação aos processos de impeachment abertos enquanto o presidente Donald Trump estava no poder, de 2019 a 2021.