metropoles.com

EUA: juíza trava suspensão de repasses sociais ordenada por Trump

Magistrada bloqueou temporariamente a ordem de congelar imediatamente todos os subsídios e empréstimos federais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
Imagem colorida de Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Donald Trump - Metrópoles - Foto: Isac Nóbrega/PR

Uma juíza federal bloqueou temporariamente a ordem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de congelar imediatamente todos os subsídios e empréstimos federais a partir dessa terça-feira (28/1), uma medida que poderia afetar programas essenciais de educação e saúde dos quais dependem milhões de americanos.

A determinação da magistrada Loren L. AliKhan foi proferida minutos antes de a diretriz de Trump ser implementada e ficará em vigor até segunda-feira da próxima semana.

A decisão de Trump encerrou o dia mais caótico para o governo dos EUA desde que o republicano retornou ao cargo, causando pânico e confusão entre escolas e organizações que dependem de trilhões de dólares de Washington.

Atraso de bilhões

O governo dos EUA justificou sua decisão argumentando que é necessário garantir que todo o financiamento esteja em conformidade com as recentes ordens executivas assinadas por Trump, que incluem aumento da produção de combustíveis fósseis e restrições aos direitos dos transgêneros e cortes nos programas de diversidade, igualdade e inclusão (DEI).

Em um memorando emitido na segunda-feira (27q1), o diretor interino do Gabinete de Gestão e Orçamento (OMB), Matthew J. Vaeth, alegou que o congelamento também afeta o financiamento de ajuda externa e organizações não governamentais.

A pausa ordenada por Trump poderia atrasar o desembolso de bilhões de dólares, por exemplo, para empréstimos estudantis e teria um impacto negativo em pesquisa em saúde, assistência alimentar e financiamento para organizações que apoiam veteranos de guerra e pessoas com deficiências.

Limites da lei

A medida também poderia afetar a ajuda às áreas devastadas pelos incêndios na Califórnia e pelas enchentes na Carolina do Norte, regiões que Trump visitou na semana passada e onde prometeu apoio federal.

O bloqueio contra a ordem de Trump foi pedido por organizações como o Conselho Nacional de Organizações Sem Fins Lucrativos, a Associação Americana de Saúde Pública e a Main Street Alliance, que enfatizaram que, embora a administração Trump tenha a liberdade de promover suas prioridades, deve fazê-lo “dentro dos limites da lei”, algo que, para elas, não foi o caso.

Leia mais reportagens como essa na DW, parceiro do Metrópoles. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

na