EUA interceptam ataque de mísseis contra aeroporto de Cabul
Defesas antimísseis dos EUA interceptaram até cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul, mas outros atingiram a capital afegã
atualizado
Compartilhar notícia
As defesas antimísseis dos Estados Unidos interceptaram até cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul, no Afeganistão, na madrugada desta segunda-feira (30/8). A informação foi repassada por um oficial americano à agência Reuters. Reportagens da mídia afegã disseram que o ataque dos mísseis partiu de um veículo.
Foram evacuadas do Afeganistão cerca de 114.400 pessoas, incluindo estrangeiros e afegãos “em risco”. Os EUA pretendem concluir a retirada até terça-feira (31/8). O Talibã tomou o poder de Cabul em 15 de agosto, após 20 anos de ocupação americana.
Na última quinta-feira (26/8), o Estado Islâmico Khorasan, braço afegão do Estado Islâmico e inimigo declarado o Talibã, fez um ataque suicida no aeroporto e matou dezenas de civis afegãos e 13 militares americanos. O grupo assumiu a autoria das explosões ainda na quinta-feira.
Em pronunciamento em Washington, o presidente norte-americano Joe Biden prometeu revanche contra o grupo: “Vamos caçá-los e fazer com que vocês paguem. Não seremos assustados pelos terroristas”.
Biden disse que encomendou um plano de ataque para atingir as lideranças terroristas. “Os Estados Unidos não serão intimidados”, enfatizou. No domingo (29/8), Biden compareceu a uma cerimônia em homenagem aos militares mortos no ataque.