EUA: indicada por Biden é aprovada e será 1ª negra na Suprema Corte
Ketanji Brown Jackson teve o nome aprovado pelo Senado norte-americano nesta quinta com apoio de republicanos críticos a Trump
atualizado
Compartilhar notícia
Com mais de 200 anos de história, a Suprema Corte dos Estados Unidos terá, pela primeira vez, uma mulher negra entre seus ministros.
Após uma difícil tramitação, o Senado aprovou nesta quinta-feira (7/4) o nome da primeira indicada pelo presidente democrata Joe Biden para o tribunal constitucional do país: Ketanji Brown Jackson, de 51 anos.
O placar foi de 53 votos a favor e 47 contrários. A votação só foi realizada após a derrubada de manobras de obstrução feitas pelos parlamentares do Partido Republicano.
Todos os democratas na Casa votaram pela aprovação. A indicada por Biden também obteve os votos favoráreis de três senadores republicanos que fazem parte da ala crítica ao ex-presidente Donald Trump: Lisa Murkowski, do Alaska, Mitt Romney, de Utah, e Susan Collins, do Maine.
Com a confirmação, Biden cumprirá a promessa de campanha de nomear uma mulher negra para a Suprema Corte. Jackson foi comissária da Comissão de Sentenças dos EUA e juíza no tribunal distrital federal em Washington, nomeada pelo ex-presidente democrata Barack Obama.
Ela deverá assumir o cargo em junho deste ano, quando Stephen Breyer, que decidiu se aposentar do cargo vitalício, deixará a Corte por escolha pessoal. Apesar do simbolismo da indicação, Biden não conseguirá, com Jackson, alterar o balanço ideológico da Suprema Corte, que conta atualmente com seis juízes considerados conservadores, após as indicações feitas por Trump, e três de perfil mais progressista.
Emocionada, a futura nova juíza da Suprema Corte dos EUA assistiu à votação na Casa Branca, ao lado de Biden. Após a aprovação, o presidente dos EUA escreveu nas redes sociais que a confirmação é “um momento histórico para a nação”. Para Biden, foi dado “um passo para fazer nossa mais alta Corte refletir a diversidade da América”.
A sessão do Senado foi comandada pela vice-presidente do país, Kamala Harris, que também é a primeira mulher negra a ocupar o cargo.
Veja a postagem de Biden:
Judge Jackson’s confirmation was a historic moment for our nation. We’ve taken another step toward making our highest court reflect the diversity of America. She will be an incredible Justice, and I was honored to share this moment with her. pic.twitter.com/K8SAh25NL5
— President Biden (@POTUS) April 7, 2022