metropoles.com

EUA impõem novas sanções ao Irã após lançamento de foguete espacial

Foram bloqueados os ativos que companhias possam ter sob jurisdição americana e estão proibidas as transações financeiras com essas empresas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
U.S. Navy photo/Released
míssil eua estados unidos marinha
1 de 1 míssil eua estados unidos marinha - Foto: U.S. Navy photo/Released

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (28/7) uma nova rodada de sanções contra seis entidades associadas ao programa de mísseis balísticos do Irã, após o lançamento ontem de um foguete espacial iraniano portador do satélite Simorq. A informação é da EFE.

Os foguetes espaciais usam tecnologias que “estão estreitamente relacionadas com as dos mísseis balísticos internacionais, e este lançamento supõe um passo ameaçador por parte do Irã”, assinalou o Departamento do Tesouro americano em comunicado.

As entidades afetadas são: Shahid Karimi Industries, Shahid Rastegar Industries, Shahid Cheraghi Industries, Shahid Varamini Industries, Shahid Kalhor Industries e Amir al Mo’Menin Industries, todas elas vinculadas ao Shahid Hemmat Industrial Group, responsável pelo desenvolvimento e produção dos mísseis balísticos iranianos de propulsão líquida.

“Estas sanções atingem entidades-chave envolvidas no programa de mísseis e reforçam as profundas preocupações a respeito do desenvolvimento contínuo dos testes de mísseis balísticos e de outros comportamentos provocadores do Irã”, afirmou Steven Mnuchin, secretário do Tesouro dos EUA.

Com as novas sanções, ficam bloqueados os ativos que estas companhias possam ter sob jurisdição americana e estão proibidas as transações financeiras de cidadãos e companhias dos EUA com elas.

O Irã inaugurou ontem o Centro Espacial Nacional Imã Khomeini, com o lançamento do foguete portador do satélite Simorq. Essa é uma primeira base com a qual o país procura cobrir as necessidades de sua indústria aeroespacial nos próximos dez anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?