EUA: furacão Florence mata pelo menos cinco na Carolina do Norte
Uma mulher e seu bebê estão entre os mortos contabilizados no estado
atualizado
Compartilhar notícia
Cinco pessoas morreram na Carolina do Norte, Estados Unidos, em consequência da passagem do furacão Florence. Entre os falecidos, uma mulher e seu bebê, depois de uma árvore atingir a casa onde moravam. O caso de mãe e filho foi o primeiro relato de mortes relacionadas ao Florence – a polícia local reportou o incidente nesta sexta-feira (14/9), pelo Twitter.
WPD can confirm the first two fatalities of Hurricane #Florence in Wilmington. A mother and infant were killed when a tree fell on their house. The father was transported to NHRMC with injuries. https://t.co/FC5PAhuxig
— Wilmington Police (@WilmingtonPD) 14 de setembro de 2018
“A WPD pode confirmar as duas primeiras fatalidades do furacão #Florence em Wilmington. Uma mãe e um bebê morreram quando uma árvore caiu em sua casa. O pai está ferido e foi transportado para o Centro Médico Regional de New Hanover”, diz a publicação da polícia.
A rede CNN informou que o furacão está avançando e, mesmo horas antes de sua chegada na Carolina do Norte, prendeu pessoas em suas casas devido a inundações. A previsão é que a população sofra os efeitos da passagem do Florence durante todo o fim de semana no estado. Algumas áreas podem ser atingidas mais de uma vez.
“A tempestade vai continuar sua agitação violenta em nosso estado por dias”, disse o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, em uma coletiva de imprensa.
Inundações e resgate
Na cidade de New Bern, ainda na Carolina do Norte, as equipes de resgate conseguiram salvar mais de 200 pessoas das águas pela manhã. Contudo, outras 150 tiveram que esperar enquanto as condições pioravam, e a inundação atingiu pouco mais de 3m de profundidade, disseram autoridades à CNN.
O volume de chuva registrado com o Florence já é semelhante aos atingidos durante a passagem dos furacões Dennis e Floyd, em 1999, afirmou Chris Wamsley, do National Weather Service. “A única diferença é que, naquela época, era dentro de 14 dias”, disse ele. “Com o Florence, estamos olhando para a mesma quantidade de chuvas, em três dias”, completou.
Veja abaixo um vídeo do ápice da tempestade:
Hurricane Florence @ midnight 9.13.18
Pungo River is raging across Belhaven, NC
Stay safe y’all! pic.twitter.com/zYbKCKBLnY— Michelle ? (@chromatichues) 14 de setembro de 2018
Segundo a CNN, ainda na manhã desta sexta-feira (14/9), o furacão já tinha potência reduzida para mais de 620 mil moradores na Carolina do Norte e do Sul, mas havia forçado 26 mil pessoas a sair de suas casas: elas estão em mais de 200 abrigos de emergência nos dois estados. Sessenta indivíduos foram evacuados de um hotel em Jacksonville, na Carolina do Norte, depois que parte do teto desmoronou.
Ao longo da costa leste dos EUA, mais de 1,1 mil voos agendados para esta sexta e também para o sábado (15) foram cancelados. Ao todo, 4 mil soldados da Guarda Nacional e 40 mil trabalhadores elétricos estão envolvidos nas medidas emergenciais de resposta ao rastro de destruição do Florence.