EUA, Reino Unido, França, Alemanha e Itália prometem defender Israel
Em um comunicado conjunto, países prometeram defender Israel contra um possível ataque do Irã e de grupos rebeldes do Oriente Médio
atualizado
Compartilhar notícia
Com as ameaças de um ataque do Irã e grupos rebeldes contra Israel, os governos dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França, da Alemanha e da Itália prometeram defender o país liderado por Benjamin Netanyahu contra possíveis agressões. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12/8).
“Expressamos nosso apoio à defesa de Israel contra a agressão iraniana e contra ataques de grupos terroristas apoiados pelo Irã”, disse um trecho da declaração conjunta.
De acordo com o comunicado, os líderes dos cinco países discutiram, recentemente, sobre “as sérias consequências para a segurança regional caso tal ataque ocorra”.
Ainda nesta segunda, Washington afirmou que a ofensiva iraniana contra o território israelense, com o apoio de grupos como o Hezbollah, Hamas e Houthis, pode acontecer nos próximos dias.
O temor de um ataque contra Israel vem desde o fim de junho, após a morte de importantes líderes do Hezbollah e do Hamas.
Além do Irã, grupos rebeldes do Oriente Médio prometeram retaliação contra os assassinatos, mas sem especificar quando isso poderia acontecer.