EUA: filho de brasileiros, deputado George Santos irá responder a processo criminal
Procuradoria dos Estados Unidos apresentou acusações criminais contra George Santos, mas não detalhou as queixas contra o político
atualizado
Compartilhar notícia
Promotores federais dos Estados Unidos apresentaram acusações contra George Santos, congressista republicano de Nova York e filho de pais brasileiros, segundo informações da rede norte-americana CNN, divulgada nesta terça-feira (9/5).
As acusações estão sob sigilo em um tribunal federal de Nova York, e ainda não se sabe qual crime Santos teria cometido. O parlamentar deverá se apresentar à corte nesta quarta-feira (10/5).
Apesar do tribunal de Nova York não divulgar as acusações contra Santos, o deputado está no centro de uma polêmica sobre alegações e declarações falsas durante a campanha eleitoral que disputou e ganhou, em 2022
Além disso, a Câmara dos Estados Unidos abriu uma investigação contra o deputado George Santos, que admitiu ter mentido em trechos de sua biografia e currículo.
Mentiras
Entre as diversas alegações falsas, Santos declarou ter diplomas da Universidade de Nova York e do Baruch College, mas as instituições de ensino negam que ele tenha estudado lá. O deputado também disse que sua mãe, Fátima Devolder, estaria nas Torres Gêmeas, em Nova York, em 11 de setembro de 2001, durante o atentado terrorista.
Ainda sobre sua família, o parlamentar se elegeu com o discurso falso de que era judeu e os seus avós escaparam da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.