EUA fecham praias em que apareceram seringas e absorventes usados
Três praias foram fechadas após a descoberta de agulhas de seringa e absorventes descartados, em Maryland, Virgínia e Delaware
atualizado
Compartilhar notícia
As praias dos estados de Maryland, Virgínia e Delaware foram fechadas pelas autoridades após a descoberta de resíduos médicos, incluindo agulhas hipodérmicas descartadas e produtos de higiene feminina usados. O fechamento, ocorrido no último domingo (15/9), abrangeu uma extensão de 80 km de costa, desde a Ilha Fenwick, em Delaware, até a Ilha Chincoteague, na Virgínia.
As praias fechadas incluem a Ilha Assateague, que se estende por 60 km ao longo das costas de Maryland e Virgínia, de acordo com informações do O Globo.
Resíduos médicos e produtos de higiene, como agulhas usadas, aplicadores de absorventes, tampas coloridas de agulhas e pontas de charutos, foram encontrados nas praias. Equipes que realizam patrulhas no local relataram à imprensa internacional que identificaram cerca de 50 agulhas e outros resíduos durante suas rondas.
O escritório do Serviço Nacional de Parques em Assateague Island National Seashore afirmou que não tem “ideia de onde veio” o material e que não especularam “sobre uma fonte”. Felizmente, ninguém ficou ferido. Ainda não há previsão para a reabertura das praias.
As autoridades relataram que os resíduos começaram a chegar à costa na manhã de domingo, e ainda não há previsão de quando as praias serão reabertas. O alerta de fechamento abrangeu praias turísticas bastante movimentadas e incluiu a proibição de atividades na água. “Até que estejamos confiantes de que a situação está sob controle, recomendamos usar calçados na praia e evitar o oceano completamente”, alertou Joe Theobald, diretor de Serviçoes de Emergência em Ocean City, em Maryland.
Outros casos
Em 2021, enchentes em Nova York, nos Estados Unidos, resultaram em vazamentos de esgoto no porto local, onde foram encontradas diversas seringas usadas ao longo da costa de Nova Jersey. Anteriormente, em 1987, a costa de Nova Jersey foi fechada após o despejo ilegal de resíduos hospitalares por uma barca que passava pela região.