metropoles.com

EUA fala sobre grupo proposto por Lula para fim da guerra na Ucrânia

Coordenador de Segurança Nacional dos EUA, Kirby citou frase de Biden ao comentar proposta de Lula: “Nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula e Joe Biden na Casa Branca
1 de 1 Lula e Joe Biden na Casa Branca - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Um representante dos Estados Unidos (EUA) comentou a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de criar um grupo de países para negociar a paz na Ucrânia, que vive uma guerra após ter seu território invadido pela Rússia há quase um ano.

Ao responder uma pergunta de um jornalista sobre a proposta do presidente brasileiro, o coordenador do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos para Comunicações Estratégicas, John Kirby, citou uma frase do presidente democrata americano Joe Biden: “Nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”.

Veja o vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Metrópoles (@metropoles)

John Kirby afirmou todos gostariam que a guerra chegasse ao fim sem precisar ir à mesa de negociações, mas que isso parece estar longe. Ele citou como exemplo o lançamento de dezenas de mísseis russos contra alvos civis na Ucrânia, que desligou o aquecimento e a energia em várias partes do território ucraniano. Isso nas últimas 24 horas.

“Portanto, na ausência disso (fim próximo da guerra), teremos que permanecer na tarefa de apoiar a Ucrânia para que ela tenha sucesso no campo de batalha. Para que se – e quando – o presidente Zelensky determinar que é hora de negociar e sentar à mesa para resolver isso diplomaticamente, ele pode fazer isso em pé de igualdade. Ele pode fazer isso com a força que ele sabe que vai precisar naquela negociação”, afirmou John Kirby.

“Portanto, cabe a Zelensky determinar se e quando as negociações são apropriadas e sob quais circunstâncias. Como o presidente Biden disse inúmeras vezes: ‘Nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia’”, disse ainda o coordenador de Segurança Nacional dos EUA.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?