metropoles.com

EUA espionaram secretário-geral da ONU, apontam documentos vazados

Novos documentos vazados mostram preocupação dos EUA com a postura de António Guterres em relação à invasão da Rússia na Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael M. Santiago/Getty Images
World Leaders Gather At 77th United Nations General Assembly
1 de 1 World Leaders Gather At 77th United Nations General Assembly - Foto: Michael M. Santiago/Getty Images

O chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, foi alvo de espionagem dos Estados Unidos, que mostrou insatisfação do governo norte-americano com a postura do diplomata em relação à invasão da Rússia na Ucrânia. A revelação acontece após arquivos secretos do Pentágono se tornarem públicos, por meio de vazamentos nas redes sociais.

Em um dos documentos vazados, os EUA mostram incômodo com a postura do chefe da ONU em torno das negociações do acordo de grãos do Mar Negro entre Rússia e Ucrânia. 

“Guterres enfatizou seus esforços para melhorar a capacidade de exportação da Rússia, mesmo que isso significasse trabalhar com entidades ou indivíduos russos sancionados”, diz o arquivo vazado dos EUA e analisado pela BBC.

Firmado em julho de 2022 com a mediação de António Guterres e do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, o acordo visou a livre exportação de grãos pelos portos do Mar Negro mesmo em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia.

Cinco meses antes de o acordo ser selado visando a segurança alimentar global, os EUA afirmaram que Guterres estava minando “esforços mais amplos para responsabilizar Moscou por suas ações na Ucrânia” com as negociações com a Rússia, disse o documento.

Além do acordo de grãos do Mar Negro, o governo estadunidense teve acesso a uma conversa entre Guterres e a presidente da Comissão Europeia. Na ocasião, o presidente da ONU mostrou “consternação” após uma ligação com Ursula von der Leyen, onde a intenção da União Europeia de aumentar a produção de armamentos para a Ucrânia foi anunciada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?