EUA enviará blindados para a Ucrânia após anúncio de “trégua”
Casa Branca afirmou que EUA e Alemanha enviarão blindados à Ucrânica. A decisão ocorreu após anúncio de trégua em 6 e 7 de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
A Casa Branca dos Estados Unidos confirmou o envio de blindados para a Ucrânia, nesta quinta-feira (5/1). A decisão ocorreu após a Rússia anunciar “trégua” durante 6 e 7 de janeiro devido às comemorações do Natal em ambos os países envolvidos na guerra. Os Estados Unidos também confirmaram a participação da Alemanha na doação dos veículos militares.
Nesta quinta-feira (5/1), o presidente norte-americano, Joe Biden, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, conversaram durante ligação a respeito do seguimento da Guerra da Ucrânia. Os representantes dos dois países reafirmam a “solidariedade inabalável com a Ucrânia e o povo ucraniano diante da agressividade da Rússia”.
Nos próximos dias, os Estados Unidos enviarão veículos de combate de infantaria Bradley. A Alemanha pretende oferecer os modelos Marder. Ambos os países confirmaram que planejam treinar as forças ucranianas nos respectivos sistemas.
Segundo nota publicada no portal da Casa Branca, Biden e Scholz informaram que os países têm intenção de apoiar ainda mais a capacidade de defesa aérea do país, considerada “necessidade urgente da Ucrânia”.
A Ucrânia segue recebendo equipamento militar de integrantes do G7 e de países ao redor do globo terrestre. Por exemplo, na última semana (30/12), o Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou que enviará kit de desminagem e antiexplosivos para o território ucraniano.
Confira anúncio no perfil do primeiro-ministro britânico Rishi Sunak:
Over the last few days Ukraine has suffered one of the worst waves of missile strikes.
Ukrainians remain undeterred. The UK in turn will continue to provide them with support to defend themselves.
Today, we’re announcing new demining and anti-explosives kit. https://t.co/wwnyQtOMTr
— Rishi Sunak (@RishiSunak) December 30, 2022