metropoles.com

EUA envia mísseis Patriot à Polônia contra eventuais ataques a aliados

Segundo os norte-americanos, objetivo é reforçar a defesa de países aliados à Otan que ficam na região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wikimedia Commons
Míssil "Patriot" perto de veículo militar. Os Estados Unidos enviaram unidades do artefato para a Polônia após guerra na Ucrânia - Metrópoles
1 de 1 Míssil "Patriot" perto de veículo militar. Os Estados Unidos enviaram unidades do artefato para a Polônia após guerra na Ucrânia - Metrópoles - Foto: Wikimedia Commons

Os EUA anunciaram nessa terça-feira (8/3) que estão enviando à Polônia duas baterias de mísseis Patriot. 

Segundo os norte-americanos, o objetivo é combater potencias ameaças aos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Além de Estados Unidos e Polônia, fazem parte da aliança militar mais 28 países.

Os mísseis Patriot são usados para defesa contra ataques aéreos.

“Esta é uma medida prudente de proteção da força que sustenta nosso compromisso com o  Artigo Quinto e de forma alguma apoiará quaisquer operações ofensivas”, diz o comunicado da Otan.

Mais cedo, o Pentágono rejeitou a oferta do governo da Polônia de transferir toda a frota de jatos de combate MiG-29 para a base aérea norte-americana de Ramstein, na Alemanha.

De lá, as aeronaves poderiam ser enviadas à guerra na Ucrânia. De acordo com o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, John Kirby, o governo do presidente Joe Biden não vê uma “justificativa substantiva” para a ação e avalia que a proposta “não é sustentável”.

A guerra nessa terça-feira (8/3)

A terça-feira ficou marcada pela reação em cadeia que a guerra causou. A palavra de ordem foi “proibir”. Os Estados Unidos proibiram que empresas norte-americanas comprem petróleo russo. A Rússia reagiu e proibiu a venda de matérias-primas — o Kremlin ainda vai divulgar quais são exatamente, e quais países escaparão do banimento.

Maior interessada na sanção econômica, a Ucrânia comemorou a penalidade imposta pelos EUA. O presidente Volodymyr Zelensky agradeceu e afirmou que a medida “ataca o coração” da máquina de guerra russa.

A boa notícia é que o governo russo anunciou uma nova trégua para esta quarta-feira (9/3). É a quinta vez que o Kremlin promete um cessar-fogo para permitir que refugiados saiam da Ucrânia.

Veja as principais notícias da guerra nesta reportagem preparada pelo Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?