EUA e Reino Unido lançam ataques contra o grupo Houthi no Iêmen
Houthi relatou ataques do Estados Unidos em três cidades no Iêmen. Ataques atingiram grupo apoiado pelo Irã
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo Houthi relatou ataques dos Estados Unidos e do Reino Unido em três cidades sob seu controle, incluindo a capital Sanaã e Hodeida, no Iêmen. Nesta sexta-feira (4/10), aeronaves e navios dos EUA teriam atingido sistemas de armas, bases e outros equipamentos pertencentes ao grupo, que é apoiado pelo Irã.
Os Estados Unidos e o Reino Unido atingiram mais de uma dúzia de alvos Houthis, de acordo com o The Guardian.
Uma autoridade dos Estados Unidos confirmou à Associated Press que os militares realmente atingiram diversos alvos Houthis no Iêmen. Cerca de sete ataques atingiram o aeroporto de Hodeida, cidade portuária, e a área de Katheib, onde está localizada uma base militar controlada pelo grupo.
O escritório de mídia do grupo relatou três ataques aéreos na província de Bayda e quatro atingindo áreas da capital.
Quem são os Houthis
Fundado na década de 1990, os Houthis ganharam destaque recentemente após uma série de ataques contra navios no Mar Vermelho, que obrigaram os Estados Unidos a formar uma coalizão internacional para conter a ameaça do grupo em uma das rotas marítimas mais importantes do mundo.
Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro do ano passado, o grupo atacou cerca de 60 embarcações na região, com supostas ligações com Israel ou países parceiros, em uma ação que eles alegam ser de apoio ao povo da Palestina.