metropoles.com

EUA e Reino Unido irão fornecer submarinos nucleares à Austrália

Anúncio foi realizado nessa segunda-feira (13/3), e primeiros submarinos de propulsão nuclear devem ser entregues a partir de 2030

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leon Neal/Getty Images
Rishi Sunak Attends San Diego AUKUS Meeting
1 de 1 Rishi Sunak Attends San Diego AUKUS Meeting - Foto: Leon Neal/Getty Images

Os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido anunciaram nessa segunda-feira (13/3) os próximos passos do pacto militar AUKUS, firmado em 2021. Segundo declaração conjunta divulgada pela Casa Branca, a primeira iniciativa do bloco é apoiar a aquisição de submarinos de propulsão nuclear por parte da Austrália.

O plano prevê que o país adquira seus dois primeiros submarinos de propulsão nuclear dos EUA em 2030. Contudo, a cooperação e o treinamento entre as marinhas dos três países já começa em 2023, conforme comunicado.

Além disso, o pacto anunciou a produção do SSN-AUKUS, um submarino desenvolvido trilateralmente utilizando tecnologias das três nações. No plano, o Reino Unido deve entregar a primeira unidade no final da década de 2030, enquanto a Austrália terá até 2040 para desenvolver o submarino.

Apesar do anúncio, o primeiro-ministro australiano. Anthony Albanese. garantiu que a aquisição de submarinos movidos a energia nuclear não significa um avanço na proliferação de armas nucleares. Em declaração ao lado de Joe Biden e Rishi Sunak,

“O orgulhoso histórico de liderança da Austrália no regime internacional de não-proliferação nuclear certamente continuará. continuaremos cumprindo todas as nossas obrigações sob o Tratado de Não Proliferação Nuclear e o Tratado de Rarotonga”, disse o chefe de estado da Austrália.

Em comunicado, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que os três países afirmaram ao órgão que prometem a cumprir suas obrigações de não proliferação nuclear. Segundo Rafael Grossi, a Austrália se comprometeu a não enriquecer urânio, assim como não fabricar combustível nuclear.

Tensão China x EUA

Apesar de a Casa Branca descrever o projeto como uma parceria que “promoverá um Indo-Pacífico livre e aberto, seguro e estável”, analistas afirmam que o anúncio do apoio dos EUA na compra de submarinos por parte da Austrália é mais um passo contra o regime de Xi Jinping, na China.

“O AUKUS é um projeto nesse sentido. É uma ocupação daquele espaço do Pacífico, com uma intensa cooperação junto a Austrália”, explica Tanguy Baghdadi, professor de Política Internacional e criador do podcast Petit Journal.

Para ele, esse é mais um movimento no tabuleiro pela hegemonia global onde China e EUA têm se movimentado de diferentes formas. “A China, por sua vez, se movimenta de forma diferente, aumentando sua influência no Oriente Médio, se aproximando da Rússia e fazendo investimentos em países vizinhos”, explica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?