EUA e Otan retirarão tropas do Afeganistão nos próximos 14 meses
Declaração foi feita em um comunicado conjunto dos governos americano e afegão neste sábado (29/02/2020)
atualizado
Compartilhar notícia
Os Estados Unidos e os aliados vão retirar todas as forças do Afeganistão dentro de 14 meses se o Taleban cumprir um acordo que será assinado em Doha neste sábado (29/02/2020), de acordo com um comunicado conjunto dos governos americano e afegão.
O Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e uma delegação de representantes do Taleban desembarcaram neste sábado em Doha para a assinatura do acordo. Diante da possibilidade do tratado de paz, o Taleban ordenou um cessar-fogo em todo o país.
Um dos líderes talebans que estiveram à frente da negociação, Abbas Stanikzai comemorou os termos do acordo. Em um vídeo republicado por sites vinculados ao grupo rebelde, Stanikzai celebra a “vitória” alcançada. “Hoje é um dia de vitória, que chegou com a ajuda de Alá”, disse.
Termos da retirada
De acordo com o aviso conjunto divulgado pelos governos de EUA e Afeganistão, inicialmente haverá uma redução de tropas para 8,6 mil, dentro de 135 dias a partir da assinatura do acordo. Após esse período os Estados Unidos e os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) “concluirão a retirada de suas forças restantes do Afeganistão dentro de 14 meses”, afirma a declaração.
O acordo de Doha prevê que milhares de tropas americanas deixem o Afeganistão em um plano em etapas após mais de 18 anos de guerra. Em troca, o Taleban terá de assumir vários compromissos de segurança e manter uma promessa de dar seguimento às conversações com o governo em Cabul.