metropoles.com

EUA e China fecham acordo sobre sanções contra Coreia do Norte, dizem diplomatas

Medidas são uma resposta aos recentes testes nucleares e com mísseis do país. Negociações sobre o tema duraram quase seis semanas e desgastaram as relações entre Washington e Pequim

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cia Pak/UN
Security Council meeting:Peace and security in AfricaEbola
1 de 1 Security Council meeting:Peace and security in AfricaEbola - Foto: Cia Pak/UN

Os Estados Unidos e a China fecharam um acordo sobre uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que, segundo diplomatas, imporá novas sanções significativas contra a Coreia do Norte. As medidas são uma resposta aos recentes testes nucleares e com mísseis do país.

A embaixadora norte-americana Samantha Power (foto) apresentará um rascunho de resolução nesta quinta-feira (25/2) ao Conselho de Segurança, órgão de 15 membros que tem o poder de impor as sanções. As negociações sobre o tema duraram quase seis semanas e desgastaram as relações entre Washington e Pequim.

Um integrante do Conselho de Segurança disse que as novas sanções são significativas e vão bem além das penalidades já impostas contra a Coreia do Norte. Diplomatas evitaram, porém, discutir detalhes, dizendo apenas que haverá a imposição de um bloqueio marítimo e que indivíduos podem ser alvo de sanções, bem como os intermediários do programa nuclear e também autoridades militares.

A nova resolução inclui vários elementos bem mais fortes e eficazes que em punições anteriores, segundo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul. Não está claro ainda, porém, como isso pode impedir que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, possa conseguir armas de destruição em massa, após fracassos anteriores nesse sentido da comunidade internacional. Também não está claro o quanto a China pode atuar no caso, já que o país é o principal parceiro comercial dos norte-coreanos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?