EUA: Donald Trump vence no Arizona e garante os sete estados-pêndulo
Além do Arizona, Trump levou os outros 6 estados-pêndulo. Sâo eles: Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump venceu no Arizona e garantiu mais 11 delegados. Com essa vitória, a agência Associated Press (AP) projeta que Trump conquistou, ao todo, 312 delegados e Kamala Harris, 226. O republicano voltará à Casa Branca em janeiro de 2025.
O Arizona é considerado um dos estados-pêndulo (swing states, em inglês) na disputa pela Presidência dos Estados Unidos por não ter posição democrata ou republicana tradicionalmente definida. O ex-presidente dos Estados Unidos levou os sete estados com essa característica no pleito deste ano.
Além do Arizona, completam a lista os estados da Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin.
A projeção final de viória de Trump mostra um cenário melhor do que na eleição de 2016, quando o republicano venceu Hillary Clinton. À época, ele garantiu 304 delegados, contra 207 da adversária. Em 2024, são oitos votos a mais no colegio eleitoral.
O dia D da votação nos Estados Unidos ocorreu na última terça-feira (5/11), mas os eleitores do país estavam votando desde o mês passado, tanto de forma presencial quanto pelos correios. Trump foi declarado vencedor na quarta-feira (6/11).
O sistema eleitoral estadunidense é diferente do brasileiro, pois cada estado é responsável pela organização das eleições. Dessa forma, a totalização dos votos e o anúncio do resultado pode variar entre os pleitos.
A vitória de Trump deste ano, porém, superou as expectativas dos republicanos pelo candidato ganhar tanto no colégio eleitoral quanto no número de votos garantidos.
Quem é Trump
Donald John Trump tem 78 anos e nasceu em 14 de junho de 1946, no coração da movimentada Nova York, nos Estados Unidos. Ele é o segundo de cinco filhos do casal Fred Trump e Mary MacLeod.
O empresário nova-iorquino tem uma biografia recheada de episódios marcantes, que vão da vida empresarial à TV, dos problemas de disciplina na escola até se tornar um dos líderes políticos mais importantes do mundo.
Em 2016, Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos numa disputa acirrada contra a ex-secretária de Estado do país Hillary Clinton.
Com a popularização do slogan Make America Great Again – Torne a América grande novamente –, o magnata, especialista em atrair a atenção para si, conseguiu a maioria dos delegados no colégio eleitoral.
Nas eleições de 2020, ele foi derrotado pelo democrata Joe Biden, de quem Kamala Harris é vice.