metropoles.com

EUA: Donald Trump vence no Arizona e garante os sete estados-pêndulo

Além do Arizona, Trump levou os outros 6 estados-pêndulo. Sâo eles: Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Donald Trump de boné vermelho
1 de 1 Donald Trump de boné vermelho - Foto: Getty Images

O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump venceu no Arizona e garantiu mais 11 delegados. Com essa vitória, a agência Associated Press (AP) projeta que Trump conquistou, ao todo, 312 delegados e Kamala Harris, 226. O republicano voltará à Casa Branca em janeiro de 2025.

O Arizona é considerado um dos estados-pêndulo (swing states, em inglês) na disputa pela Presidência dos Estados Unidos por não ter posição democrata ou republicana tradicionalmente definida. O ex-presidente dos Estados Unidos levou os sete estados com essa característica no pleito deste ano.

Além do Arizona, completam a lista os estados da Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin.

A projeção final de viória de Trump mostra um cenário melhor do que na eleição de 2016, quando o republicano venceu Hillary Clinton. À época, ele garantiu 304 delegados, contra 207 da adversária. Em 2024, são oitos votos a mais no colegio eleitoral.

O dia D da votação nos Estados Unidos ocorreu na última terça-feira (5/11), mas os eleitores do país estavam votando desde o mês passado, tanto de forma presencial quanto pelos correios. Trump foi declarado vencedor na quarta-feira (6/11).

O sistema eleitoral estadunidense é diferente do brasileiro, pois cada estado é responsável pela organização das eleições. Dessa forma, a totalização dos votos e o anúncio do resultado pode variar entre os pleitos.

A vitória de Trump deste ano, porém, superou as expectativas dos republicanos pelo candidato ganhar tanto no colégio eleitoral quanto no número de votos garantidos.

Quem é Trump

Donald John Trump tem 78 anos e nasceu em 14 de junho de 1946, no coração da movimentada Nova York, nos Estados Unidos. Ele é o segundo de cinco filhos do casal Fred Trump e Mary MacLeod.

O empresário nova-iorquino tem uma biografia recheada de episódios marcantes, que vão da vida empresarial à TV, dos problemas de disciplina na escola até se tornar um dos líderes políticos mais importantes do mundo.

Em 2016, Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos numa disputa acirrada contra a ex-secretária de Estado do país Hillary Clinton.

Com a popularização do slogan Make America Great Again – Torne a América grande novamente –, o magnata, especialista em atrair a atenção para si, conseguiu a maioria dos delegados no colégio eleitoral.

Nas eleições de 2020, ele foi derrotado pelo democrata Joe Biden, de quem Kamala Harris é vice.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?