EUA cria grupo especial na CIA para combater Coreia do Norte
Chamado de Korea Mission Center (Centro de Missão da Coreia), o grupo tentará combater as ameaças do regime de Kim Jong-un
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do presidente dos Estados Unidos Donald Trump apertou o cerco contra a Coreia do Norte. Os americanos formaram dentro da Agência Nacional de Inteligência (CIA) uma equipe especial para frear o desenvolvimento do programa nuclear e balístico do país asiático.
Chamado de Korea Mission Center (Centro de Missão da Coreia), o grupo tentará combater de maneira mais eficaz as ameaças do regime de Kim Jong-un. De acordo com o diretor da CIA, Mike Pompeo, um ex-agente secreto norte-americano irá liderar o time, mas sua identidade foi mantida em sigilo.
O grupo terá apoio não apenas da CIA, mas de todos os outros profissionais de agências federais de emergência. De acordo com especialistas, a criação de um task force dedicado à Coreia do Norte representa um endurecimento da política de Trump em relação ao país. Outros grupos de inteligência já existem para a África, para o Oriente Médio e para Ações Antiterroristas.A Coreia do Norte conduz um programa nuclear e balístico há anos e faz constantes ameaças aos Estados Unidos. Mas a tensão entre os dois países aumentou há cerca de dois meses, na gestão de Trump, que tomou posse em janeiro.
Países asiáticos, como China, Coreia do Sul e a Rússia temem que Estados Unidos e Coreia do Norte entrem em guerra, o que poderia envolver outras potências e gerar efeitos nucleares.