metropoles.com

EUA: Corte derruba decisão que prendeu 70 mil imigrantes no México

Suprema Corte do país determinou que decisão de manter a política trumpista “Permaneça no México” não dependia de tribunais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anadolu Agency/Colaborador/Getty Images
Imigrantes mortos em caminhão Estados Unidos
1 de 1 Imigrantes mortos em caminhão Estados Unidos - Foto: Anadolu Agency/Colaborador/Getty Images

A Suprema Corte dos Estados Unidos anulou, nesta quinta-feira (30/6), uma decisão do governo Trump conhecida como Permaneça no México (Remain in Mexico, no original). A política determinava que pessoas que buscavam asilo nos EUA deveriam ficar no México enquanto o pedido era processado.

Em seu primeiro dia como presidente, Joe Biden tentou derrubar o programa, que ele descreveu como “desumano”, mas tribunais federais de apelações dos estados de Missouri e Texas impediram que a política trumpista caísse. O argumento era de que ela ajudava a controlar as fronteiras do país.

Entretanto, nesta quarta, a Suprema Corte decidiu anular a decisão por cinco votos a quatro. Para a Corte, os juízes dos tribunais de apelações não têm o poder de definir as ferramentas que o governo pode usar para controlar a imigração.

3 imagens
MEX - HONDURAS/GUATEMALA/CARAVANA/IMIGRAÇÃO - INTERNACIONAL - Milhares de migrantes hondurenhos que   esperam chegar aos Estados Unidos   descansavam no domingo, 21, sobre   calçadas, bancos e praças públicas   encharcadas da chuva na cidade de   Tapachula, no sul do México,   desgastados depois de mais um dia de   caminhada sob o sol. Enquanto alguns se   amontoavam sob uma cobertura de metal   na praça principal da cidade, outros se   deitavam exaustos ao ar livre, tendo   apenas folhas de plástico para se   proteger do chão encharcado. Alguns   sequer tinham o plástico.   22/10/2018 - Foto: MOISES CASTILLO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
1 de 3

Um caminhão com diversos corpos foi encontrado próximo à cidade de San Antonio, no Texas

Anadolu Agency/Colaborador/Getty Images
2 de 3

MEX - HONDURAS/GUATEMALA/CARAVANA/IMIGRAÇÃO - INTERNACIONAL - Milhares de migrantes hondurenhos que esperam chegar aos Estados Unidos descansavam no domingo, 21, sobre calçadas, bancos e praças públicas encharcadas da chuva na cidade de Tapachula, no sul do México, desgastados depois de mais um dia de caminhada sob o sol. Enquanto alguns se amontoavam sob uma cobertura de metal na praça principal da cidade, outros se deitavam exaustos ao ar livre, tendo apenas folhas de plástico para se proteger do chão encharcado. Alguns sequer tinham o plástico. 22/10/2018 - Foto: MOISES CASTILLO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

MOISES CASTILLO/AP/ESTADÃO CONTEÚDO
3 de 3

Reprodução/Twitter

Durante o governo de Trump, 70 mil pessoas foram enviadas ao México para aguardar o processo. Segundo a organização Human Rights First, mais de mil imigrantes sofreram abuso sexual, moral ou foram sequestrados durante seu tempo no país.

As políticas de imigração do país são fonte de polêmica há anos e milhares tentam cruzar as fronteiras de forma ilegal. Na segunda-feira (27/6), autoridades de San Antonio, na fronteira dos EUA com o México, encontraram um caminhão abandonado com 51 pessoas mortas no baú do veículo. As autoridades haviam relatado que 46 corpos estavam empilhados no caminhão.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?