EUA ameaça agir caso China não ajude a lidar com a Coreia do Norte
Governo dos EUA deseja ajuda da China para lidar com o programa nuclear da Coreia do Norte
atualizado
Compartilhar notícia
Os Estados Unidos afirmaram que vão agir caso a China não trabalhe para intervir no programa nuclear da Coreia do Norte. A declaração foi feita pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, no último fim de semana.
“Acreditamos que você [China] tem uma influência única e esperamos que você a use para obter uma melhor cooperação da Coreia do Norte”, afirmou durante o Aspen Security Forum, realizado no Colorado, EUA.
“Mas se você não puder ou não quiser, teremos que continuar a tomar medidas que não são direcionadas à China, mas que provavelmente não agradarão o país, porque vai fortalecer e reforçar não apenas nossas próprias defesas, mas também as da Coreia do Sul e do Japão e um aprofundamento do trabalho que nós três estamos fazendo juntos”, acrescentou.
O posicionamento estadunidense acontece no momento em que as tensões e a movimentação militar na península coreana aumentam.
Na última semana, a chegada de um submarino nuclear desencadeou uma série de acusações e ameaças envolvendo EUA, Coreia do Sul e Coreia do Norte.
Após a chegada do equipamento militar na região, Pyongyang disse que poderia realizar um ataque preventivo usando armas de destruição em massa caso o território norte-coreano fosse ameaçado. Um dia depois, Seul rechaçou as declarações do país vizinho, e afirmou que o uso de armas nucleares por parte da Coreia do Norte significaria o fim do regime de Kim Jong-un.