Compartilhar notícia
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou uma proposta que pode banir o TikTok no país. Alegando risco à segurança nacional, os legisladores cobram que o proprietário da plataforma com sede na China venda sua participação dentro de um ano. Caso isso não ocorra e o aplicativo continue com laços com chineses, o TikTok pode ser banido de vez.
A proposta, aprovada neste sábado (20/4), ainda vai para o Senado dos EUA. Os políticos que são a favor do texto alegam que o app de vídeos apresenta risco para dados pessoais dos estadunidenses, já que há laços dos donos com a China.
Eles ressaltam que as autoridades chinesas podem forçar a ByteDance, empresa chinesa dona da rede social, a entregar dados de usuários dos Estados Unidos.
Também existe o temor pela possibilidade de manipulação de conteúdos, com possíveis instruções da ByteDance ao TikTok para retirar, diminuir ou aumentar os conteúdos em vídeo favoráveis aos interesses da China.
Enquanto o governo dos EUA manifesta essas preocupações, embora não tenha provas de que casos como esses já aconteceram, o app nega que possa ser usado como ferramenta do governo chinês ou compartilhe dados de usuários dos EUA com as autoridades chinesas. Caso o projeto aprovado na Câmara também avance no Senado e vire lei, o TikTok ainda terá o prazo de até um ano para encontrar um comprador.