EUA: Biden é xingado com meme trumpista ao atender ligação de Natal
Presidente norte-americano falava com cidadãos em tradição natalina e acabou surpreendido com insulto cifrado, que não pareceu entender
atualizado
Compartilhar notícia
Um crítico do presidente norte-americano Joe Biden conseguiu falar com o democrata na véspera de Natal, em uma ligação telefônica que estava sendo televisionada, e xingou o político usando uma frase cifrada que virou meme, usado sobretudo por simpatizantes do ex-presidente Donald Trump.
Trata-se da frase “let’s go, Brandon” ou “vamos lá, Brandon”, em português. O xingamento é uma “piada interna” nos EUA e tem origem na tentativa de um repórter de esconder insultos ao presidente em um evento esportivo.
Ao entrevistar um piloto chamado Brandon Brown após uma corrida da Nascar em outubro deste ano, o repórter disse que a torcida gritava “let’s go, Brandon”, mas o áudio da transmissão deixava claro que a massa xingava o presidente com a frase “fuck Joe Biden”, algo como “foda-se Joe Biden”. Falar ou escrever “let’s go, Brandon”, desde então, virou forma de insultar Joe Biden.
Na noite dessa sexta-feira (24/12), Biden cumpria uma tradição da presidência na véspera de Natal, de atender, ao lado da esposa, Jill Biden, ligações de cidadãos que entram em contato com o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) para perguntar, por exemplo, onde está o Papai Noel.
Como o Metrópoles mostrou na véspera de Natal, o Norad informa a localização do “bom velhinho” em sua jornada pelo globo por telefone, site com mapa em 3D e redes sociais. A tradição é que a família presidencial atenda algumas ligações e felicite os americanos pelas festas de fim de ano.
Uma das pessoas que ligaram, apresentando-se como Jared, conversou de maneira amena com Biden, mas, ao se despedir, disse “Let’s go, Brandon”, com entusiasmo. Biden parece não entender o insulto: “Let’s go, Brandon, I agree (eu concordo)!”, afirmou o presidente americano, que ainda perguntou onde vive a pessoa que ligou, mas ficou sem resposta.
Veja a cena que virou o assunto do Natal na América do Norte:
Joe Biden estava recebendo ligações do programa NORAD de rastreamento do Papai Noel e um pai encerrou a ligação com “Feliz Natal e Let’s go, Brandon”.
Biden: “Let’s go Brandon, eu concordo”
— Direto da América (@DiretoDaAmerica) December 24, 2021
O caminho do Papai Noel
Ao participar da brincadeira de Natal do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, o presidente Joe Biden ajudou a divulgar uma tradição natalina do país que a internet tornou global. Veículos de comunicação do mundo todo usam o “serviço de rastreio” do Papai Noel para contar a seus cidadãos quanto tempo falta para cada país ser visitado.
Neste sábado (25/12), a jornada do Papai Noel já terminou e, segundo o Norad, foram entregues 7,6 bilhões de presentes no mundo todo (um para cada habitante da Terra). Sobram agora as lembranças.
Veja o registro divulgado pelo site da passagem do bom velhinho pelo Rio de Janeiro: