metropoles.com

EUA: Biden é o primeiro presidente a participar de movimento grevista

Trabalhadores do setor automotivo pedem direito a folgas e feriados, aumento salarial e volta de pensão e plano de saúde aos aposentados

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida Joe Biden em greve dos trabalhadores do setor automotivo
1 de 1 Imagem colorida Joe Biden em greve dos trabalhadores do setor automotivo - Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, tornou-se o primeiro mandatário estadunidense a participar de um movimento grevista, ao se juntar aos trabalhadores do setor automotivo, filiados ao sindicato United Auto Workers (UAW), durante manifestação no Michigan.

Biden se mostrou a favor dos trabalhadores, dizendo que merecem aumentos salariais, mas já chegou a recusar entrar em disputas sindicais no passado, assim como outros ex-presidentes norte-americanos.

“Eu marchei em muitos piquetes do UAW quando era senador, desde 1973, mas vou lhe dizer uma coisa, esta é a primeira vez que faço isso como presidente”, afirmou Biden aos trabalhadores.

A manifestação ocorreu nessa terça-feira (26/9), em frente ao Willow Run Redistribution Center, da General Motors em Wayne, no Michigan. A greve teve início em 15 de setembro, tendo se expandido para mais de 20 estados norte-americanos.

Nos pedidos dos trabalhadores, estão a demanda de aumento salarial em 40%, distribuição nos lucros, direito a folgas e feriados, aumento para os aposentados, volta de pensão e plano de saúde aos aposentados.

Entre as empresas afetadas, estão GM, Stellantis, e Ford – essa última é uma das mais poupadas, já que está em processo de negociação de ofertas com os trabalhadores.

Além da greve dos trabalhadores de setor automotivo, ocorre nos EUA a dos atores e roteiristas de Hollywood.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?