EUA aumenta prazo para imigrantes trabalharem com visto vencido
Estrangeiros poderão trabalhar no país até um ano e meio após o vencimento do visto. Prazo anterior era de seis meses
atualizado
Compartilhar notícia
O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta terça-feira (3/5), que imigrantes poderão trabalhar com o visto de trabalho vencido por até um ano e meio. Antes, o prazo era de seis meses.
O anúncio foi feito, em nota, pelo Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS, na sigla em inglês) e define que a nova regra entrará em vigor nesta quarta-feira (4/5), para “evitar brechas no emprego”. A determinação vale até quando o órgão emitir uma decisão final sobre a solicitação de renovação ou até o prazo de 540 dias acabar.
A decisão foi feita em meio a uma escassez de mão de obra no país, o que levou o governo a emitir milhares de vistos adicionais para trabalhadores temporários desde janeiro.
“Esta norma temporária dará aos não cidadãos elegíveis para a extensão automática a oportunidade de manter o emprego e prestar um apoio crítico às suas famílias, ao mesmo tempo em que evita mais interrupções para os empregadores americanos”, diz a nota.
Em função da pandemia, o órgão passou a acumular casos pendentes para avaliação. Além disso, em 2021, foi registrado um “aumento repentino” dos pedidos de renovação, “antes que os USCIS pudessem se recuperar desses impactos” operacionais.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.