metropoles.com

EUA: anúncio de vice de Kamala agita campanha e gera reação trumpista

A candidata pelo Partido Democrata, Kamala Harris, anunciou nessa terça-feira (6/8) Tim Walz como seu companheiro de chapa. Veja as reações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Tim Walz, candidato a vice na chapa de Kamala Harris - Metrópoles
1 de 1 Tim Walz, candidato a vice na chapa de Kamala Harris - Metrópoles - Foto: Reprodução

Vice-presidente dos Estados Unidos e candidata à presidência pelo Partido Democrata, Kamala Harris nomeou o governador de Minnesota, Tim Walz, como seu vice-presidente na corrida presidencial, nessa terça-feira (6/8). Diante da nomeação, grandes nomes do partido reagiram, como o ex-presidente Barack Obama, assim como a campanha de Donald Trump e seu candidato a vice-presidente JD Vance.

Segundo a campanha de Kamala Harris, após o anuncio de Walz, eles arrecadaram mais de US$ 10 milhões somente de “apoiadores de base”.

O ex-presidente dos EUA e uma das maiores lideranças negras do mundo, Barack Obama, afirmou que a escolha de Kamala foi acertada, pois “o governador Walz não tem apenas a experiência para ser vice-presidente, ele tem os valores e a integridade para nos deixar orgulhosos” e que a “marca registrada de Tim é sua capacidade de falar como um ser humano e tratar todos com decência e respeito”.

O candidato a vice-presidente na chapa de Donald Trump, JD Vance, afirmou a jornalistas em um voo para Filadélfia, na terça-feira, que “obviamente, a grande notícia do dia é que Tim Walz foi nomeado vice, na verdade é o provável vice de Kamala Harris. Na minha visão, isso apenas ressalta o quanto Kamala Harris é radical”.

Referindo-se aos protestos contra o assassinato de George Floyd que deu origem ao movimento Black Lives Matter (vidas negras importam) que tomaram as ruas de Minessota, enquanto Walz era governador, Vance complementou a critica ao vice de Kamala:

“Eu acho que eles fazem um time interessante. Tim Waltz permitiu que os manifestantes incendiassem Minneapolis no verão de 2020. Então, os poucos que foram pegos, Kamala Harris ajudou a tirá-los da prisão”.

O republicano ainda destacou Walz “é uma pessoa que ouve a ala do Hamas” do Partido Democrata, “que quer tornar o povo americano mais dependente de energia lixo em vez da boa energia americana” e que “propôs retirar recursos da polícia, assim como fez Kamala Harris”.

A campanha republicana, em comunicado exposto pela CNN, afirma que a presença do governador de Minnesota atrairá ainda mais fundos para a democrata Kamala Harris e, portanto, prejudicará o projeto de eleição de Trump.

“Tim Walz vai lançar o inferno na Terra! Ele já está arrecadando milhões para eliminar o MAGA”, afirmou a campanha de Trump, abreviando a referência ao slogan “Make America Great Again” (em português: “Faça os EUA Grande Novamente”). Ao final do texto está um link que direciona à página da campanha, onde está registrado que, se Tim Walz for eleito, ele “seria o pior vice-presidente da história”.

Apoio republicano

Um fato relevante que a escolha de Tim Walz possibilitou foi o apoio de um grupo de mulheres republicanas, o Women4US, que se opõem a Donald Trump. Os motivos listados por elas para concederem o apoio foi em parte pelas medidas fiscais de Walz e pelas realizações políticas voltadas às mulheres.

“Como governador, ele cortou impostos para a classe média enquanto equilibrava o orçamento, apoiou a licença-maternidade remunerada para que as novas mães pudessem ficar em casa para cuidar dos filhos, expandiu o acesso à pré-escola e garantiu que nenhuma criança de Minnesota passasse fome na escola”, afirma um comunicado da Women4US.

O grupo possui nomes de destaque de conselheiros honorários como a ex-governadora de Nova Jersey, Christine Todd Whitman, a ex-presidente republicana de New Hampshire, Jennifer Horn, e o editor fundador do The Weekly Standard, Bill Krist.

12 imagens
Kamala Harris
Donald Trump
Kamala Harris
Tim Walz foi o escolhido por Kamala Harris para ser o candidato a vice-presidente da chapa democrata
Kamala anuncia vice na Pensilvânia, estado decisivo para as eleições
1 de 12

Tim Walz

Reprodução
2 de 12

Kamala Harris

Julia Beverly/Getty Images
3 de 12

Donald Trump

Joe Raedle/Getty Images
4 de 12

Kamala Harris

Brandon Bell/Getty Images
5 de 12

Tim Walz foi o escolhido por Kamala Harris para ser o candidato a vice-presidente da chapa democrata

Jim Vondruska/Getty Images
6 de 12

Kamala anuncia vice na Pensilvânia, estado decisivo para as eleições

Montinique Monroe/Getty Images
7 de 12

Donald Trump

Scott Olson/Getty Images
8 de 12

Kamala Harris

Brandon Bell/Getty Images
9 de 12

Donald Trump

Scott Olson/Getty Images
10 de 12

Donald Trump

Scott Olson/Getty Images
11 de 12

Montinique Monroe/Getty Images
12 de 12

Donald Trump

Stephen Maturen/Getty Images

Opinião dos democratas

O presidente do Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que escolher um companheiro de chapa é a primeira grande decisão de um indicado do partido, e disse que a escolha de Harris foi excelente.

Biden destaca que conhece Walz há quase duas décadas e elogiou sua experiência como professor, treinador de futebol e soldado da Guarda Nacional.

“Cada geração de americanos enfrenta um momento em que são solicitados a defender a democracia americana. Esse momento é agora. Eles serão os mais fortes defensores de nossas liberdades pessoais e de nossa democracia, e eles garantirão que a América continue a liderar o mundo e a desempenhar seu papel como nação indispensável”, afirmou Biden.

A ex-presidente democrata da Câmara Nancy Pelosi deu as boas-vindas a Tim e nomeou de “chapa da liberdade” a junção de Kamala e Walz.

“No Congresso, vi em primeira mão a liderança, o espírito colaborativo e a eficácia de Tim Walz em unir as pessoas e realizar o trabalho”, destacou Pelosi.

O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, disse que a opção por Walz foi uma “Ótima escolha”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?