EUA anunciam saída formal da OMS, diz senador norte-americano
Segundo senador da Comissão de Relações Exteriores, o presidente DonaldTrump notificou ao Congresso sobre retirada dos EUA da organização
atualizado
Compartilhar notícia
O senador democrata Robert Menendez, da Comissão de Relações Exteriores do Congresso dos EUA, informou, nesta terça-feira (7/7), no Twitter, que o presidente Donald Trump retirou formalmente os Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sao informações do Estadão.
“O Congresso recebeu uma notificação de que o POTUS (presidente dos EUA) retirou oficialmente os EUA da @OMS no meio de uma pandemia”, escreveu Menendez, o principal democrata na Comissão de Relações Exteriores.
Em maio, Trump já havia anunciado o rompimento de relações com a OMS. Ele acusou a entidade de lidar com a pandemia da Covid-19 sob a ótica dos interesses da China e disse que destinará as verbas que os EUA enviavam a eles para outras iniciativas.
Além do rompimento com a OMS, o presidente também afirmou que sua administração encerrará relações diplomáticas especiais com Hong Kong — a região tem acordos diferenciados com os EUA tanto no que diz respeito ao comércio internacional quanto às políticas de extradição, por exemplo.