metropoles.com

EUA aliviam sanções contra a Síria após chegada de jihadistas ao poder

Governo dos EUA anunciou o alívio de sanções com o objetivo de ajudar na reconstrução da Síria após a queda de Assad

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/HTS
Imagem colorida mostra líder do HTS na Síria - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra líder do HTS na Síria - Metrópoles - Foto: Divulgação/HTS

O governo dos Estados Unidos decidiu aliviar parte das sanções contra a Síria, menos de um mês após jihadistas derrubarem Bashar al-Assad do poder. A decisão foi divulgada pelo Departamento do Tesouro na última segunda-feira (6/1).

No comunicado divulgado pela pasta, o governo norte-americano argumentou que a decisão busca garantir que as penalidades contra o pais, impostas durante os anos de regime Assad, não impeça o desenvolvimento da Síria em sua nova fase.

“Esta ação ressalta o compromisso dos Estados Unidos em garantir que as sanções dos EUA não impeçam atividades para atender às necessidades humanas básicas, incluindo a prestação de serviços públicos ou assistência humanitária. Esta autorização é por seis meses, enquanto o governo dos EUA continua monitorando a evolução da situação no local”, disse um trecho do comunicado.

De acordo com o secretário adjunto do Tesouro, Wally Adeyemo, o governo dos EUA “continuará a apoiar a assistência humanitária e a governança responsável na Síria”.

A decisão vai facilitar o fornecimento de serviços básicos para a população síria, como eletricidade, água e saneamento. O Departamento do Tesouro, no entanto, afirmou que o afrouxamento das sanções não bloqueia penalidades impostas contra indivíduos, associados de Assad, ou do Hayat Tahir al-Sham (HTS).

O anúncio, feito nos últimos dias da administração de Joe Biden, é uma vitória para o líder da fato da Síria, Ahmed Al-Shara.

Com um passado ligado ao jihadismo, o comandante do HTS promete uma transição pacífica na Síria para um governo diferente dos anos de Assad. Apesar da desconfiança internacional quanto ao futuro do país, Al-Shara já recebeu sinalizações positivas de diversos países ao redor do mundo.

Antes de levantar parte das sanções contra a Síria, o governo dos EUA decidiu remover o nome de Al-Shara do programa de recompensa da Justiça do país, onde o líder do HTS era classificado como terrorista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?