EUA afirma ter matado al-Zawahiri, sucessor de bin Laden na Al-Qaeda
Ayman al-Zawahiri foi um dos fundadores da organização terrorista e virou seu líder depois da morte de Osama bin Laden em 2011
atualizado
Compartilhar notícia
Durante o último fim de semana, agentes da Agência Central de Inteligência (CIA) realizaram um ataque com drones em Cabul, capital afegã, que resultou na morte de Ayman al-Zawahiri, médico egípcio e atual líder da Al-Qaeda.
Fontes do governo norte-americano afirmaram à Reuters que não houve vítimas civis na operação. O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, fez um pronunciamento e detalhou os acontecimentos.
Veja:
Em pronunciamento, Joe Biden confirma morte de chefe da Al-Qaeda e diz que a justiça foi feita.
“Não importa quanto tempo leve ou onde você se esconda. Se você é uma ameaça para nosso povo, os Estados Unidos vão te encontrar e neutralizar”, afirmou.
Tradução: @SamPancher pic.twitter.com/Fai0IQPvAd
— Metrópoles (@Metropoles) August 2, 2022
Ayman al-Zawahiri participou da fundação do grupo terrorista e ajudou a planejar o atentado de 11 de setembro, que atingiu as Torres Gêmeas em Nova York, o Pentágono e um local desabitado no estado da Pensilvânia.
Após a morte de Osama bin Laden, em 2011, também em operação coordenada por militares norte-americanos, al-Zawahiri assumiu a liderança da Al-Qaeda.