metropoles.com

EUA acusam Rússia de criar vídeo falso para provocar guerra na Ucrânia

Porta-voz do Pentágono afirma que governo russo tem conhecimento do plano que envolve atores, drones e imagens chocantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
Presidente da Rússia, Vladimir Putin
1 de 1 Presidente da Rússia, Vladimir Putin - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

De acordo com John Kirby, porta-voz do Pentágono, nos Estados Unidos, o governo russo prepara vídeos falsos para justificar a invasão da Ucrânia. As imagens mostrariam supostos ataques ucranianos às tropas russas.

O representante do Departamento de Defesa afirma que o Kremlin tem conhecimento do material, com objetivo de ser “muito gráfico”. As encenações foram reveladas pelo jornal New York Times, e incluiriam drones, atores, falsos equipamentos militares, imagens de cadáveres e simulações de explosões.

As imagens serviriam de pretexto para concretizar a invasão da Ucrânia. A intenção do país de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) criou atritos com a Rússia e tem mobilizado tropas para a região de fronteira.

O presidente Vladimir Putin acusou nesta terça-feira (2/2) os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de tentarem empurrar a Rússia para um conflito armado na Ucrânia. Segundo Putin, os Estados Unidos e a Otan ignoraram as demandas feitas pelo Kremlin.

No entanto, o presidente russo declarou que os diálogos continuam. “A sua tarefa [dos EUA] mais importante é conter o desenvolvimento da nossa nação e a Ucrânia é apenas mais um instrumento para atingir esse objetivo”, disse em entrevista à imprensa em Moscou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?