EUA acusam Rússia de criar vídeo falso para provocar guerra na Ucrânia
Porta-voz do Pentágono afirma que governo russo tem conhecimento do plano que envolve atores, drones e imagens chocantes
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com John Kirby, porta-voz do Pentágono, nos Estados Unidos, o governo russo prepara vídeos falsos para justificar a invasão da Ucrânia. As imagens mostrariam supostos ataques ucranianos às tropas russas.
O representante do Departamento de Defesa afirma que o Kremlin tem conhecimento do material, com objetivo de ser “muito gráfico”. As encenações foram reveladas pelo jornal New York Times, e incluiriam drones, atores, falsos equipamentos militares, imagens de cadáveres e simulações de explosões.
As imagens serviriam de pretexto para concretizar a invasão da Ucrânia. A intenção do país de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) criou atritos com a Rússia e tem mobilizado tropas para a região de fronteira.
O presidente Vladimir Putin acusou nesta terça-feira (2/2) os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de tentarem empurrar a Rússia para um conflito armado na Ucrânia. Segundo Putin, os Estados Unidos e a Otan ignoraram as demandas feitas pelo Kremlin.
No entanto, o presidente russo declarou que os diálogos continuam. “A sua tarefa [dos EUA] mais importante é conter o desenvolvimento da nossa nação e a Ucrânia é apenas mais um instrumento para atingir esse objetivo”, disse em entrevista à imprensa em Moscou.