metropoles.com

EUA abrem prazo para pedidos de isenções das tarifas de aço e alumínio

Trump assinou em 8 de março a lei para impor uma tarifa de 25% às importações de aço e de 10% às de alumínio, mas isentou Canadá e México

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
KASTER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Donald Trump FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE MASSACRE
1 de 1 Donald Trump FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE MASSACRE - Foto: KASTER/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O governo dos Estados Unidos abriu nesta segunda-feira (19/3) um prazo para que as empresas estrangeiras busquem isenções das tarifas sobre aço e alumínio, a polêmica medida anunciada pelo presidente Donald Trump para proteger a “indústria doméstica”. A informação éda Agência EFE.

Trump assinou em 8 de março a lei para impor uma tarifa de 25% às importações de aço e de 10% às de alumínio, mas isentou Canadá e México, com os quais os EUA atualmente renegocia o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), e abriu essa possibilidade a outros países.

“Estes procedimentos permitirão que o governo afine estas tarifas para assegurar que protejam a segurança nacional e minimizem o impacto indevido sobre as indústrias americanas”, afirmou Wilbur Ross, secretário de Comércio, em comunicado.

A previsão era que as tarifas começassem a ser aplicadas a partir de sexta-feira (23) duas semanas depois da promulgação por parte de Trump. O processo de apresentação de solicitações para conseguir a isenção levará até 90 dias.

A decisão do governo americano provocou uma enorme repercussão internacional diante do temor que desencadeie uma guerra comercial.

A União Europeia (UE) criticou as medidas protecionistas e afirmou que poderia aplicar decisões similares a produtos americanos como resposta às tarifas ao aço e ao alumínio.

Pouco depois da assinatura, Trump advertiu à UE que se prepare para as tarifas, e afirmou que se Bruxelas tomar represálias se encarregará de ampliar as tarifas a outros produtos europeus.

Cecilia Malmström, a comissária europeia de Comércio, viajará na terça-feira (20) para Washington, para debater com funcionários do governo americano, entre eles o secretário Ross, a possibilidade de isenções para o aço e o alumínio.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?